Yalorixá Mãe Ná de Oxum Jagurá morre aos 92 anos no Recife

terça-feira, março 02, 2021
Faleceu, aos 92 anos, a Mãe Ná de Oxum Jagurá, uma das Yalorixás mais velhas do Recife. O falecimento ocorreu na segunda (1º) e o enterro deve acontecer nesta terça (2), de acordo com a família.


Por meio de uma nota de falecimento, a bisneta de Mãe Ná informou que a morte da Yalorixá ocorreu “devido a uma parada cardiorrespiratória decorrente da diabetes e a uma infecção pulmonar que se agravou nos últimos dias”.




Mãe Ná foi fundadora do Afoxé Oxum Jagurá, que completou 15 anos em 2020. A data foi celebrada junto com os 91 anos da Yalorixá, em 7 janeiro de 2020 (veja vídeo acima).



Os filhas e filhos de Mãe Ná foram criados dentro dos preceitos antigos da Jurema. “Ao legado que ela deixou, a gente vai dar continuidade sempre. Vai passar de geração para geração, nunca vai acabar”, disse um dos netos de Mãe Ná, Antônio Jorge.


“Mãe Naílde é o exemplo da mulher que lutou até seus últimos dias contra o racismo estrutural e o machismo, pois jamais abandonou suas raízes por qualquer motivo que seja”, disse a nota de falecimento da Yalorixá.

G1

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »