Recife doa sistema de vacinação digital contra a covid-19

segunda-feira, março 29, 2021

Enquanto o País registra aglomerações e longas filas para a vacinação contra a covid-19, no Recife a imunização acontece de forma fluida e rápida, o que permite a capital sair na frente e ampliar os grupos de vacinação contra a doença antes de outros municípios. A explicação está na aposta da gestão de investir em um processo 100% digital. Agora, o que já era bom exemplo, vai poder ser multiplicado. Nesta segunda-feira (29), o prefeito João Campos anunciou a doação do sistema desenvolvido pela Prefeitura do Recife para o cadastro, agendamento e também atendimento nos centros de vacinação a todos os municípios de Pernambuco e do Brasil que queiram seguir os mesmos passos.

“Desde o início da vacinação aqui no Recife, nós tomamos a decisão de fazer tudo de maneira digital:o cadastro, o agendamento e a validação de todas as informações quando a pessoa chega no centro de vacinação. Tudo isso é feito dentro de um sistema que foi desenvolvido pela nossa equipe aqui da prefeitura e agora a gente vai fazer a doação, através da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), do grupo Unidos pela Vacina, para qualquer município de Pernambuco ou do Brasil que desejar utilizar esse sistema”, anunciou João Campos.

O prefeito destacou que a ajuda será dada de forma gratuita, para multiplicar forças no combate à doença. “Nós vamos fazer isso porque a tomada de decisão do gestor ela é muito mais segura e mais rápida se tiver mais informações acerca de determinado tema. Isso nos ajudou muito e a gente entende que tudo aquilo que dá certo a gente tem que multiplicar e tem que fazer chegar a quem precisa. Então, qualquer gestor do Brasil que desejar o nosso sistema, ele vai estar disponibilizado de forma gratuita para ajudar a vacinação no nosso País”, completou.

O Recife foi a primeira capital do Nordeste e uma das primeiras do Brasil a iniciar a vacinação em diversos grupos prioritários, como aquele formado por idosos com 64 anos ou mais. Em um único dia, a capital pernambucana já alcançou a marca de 8,2 mil pessoas vacinadas, sem filas ou aglomerações. Até o momento, 198.445 pessoas foram vacinadas no Recife. Dessas, 62.874 receberam a segunda dose do imunizante e já concluíram o esquema vacinal.

Todo o processo é feito através da plataforma Conecta Recife. Os recifenses, liberados ou não para a vacinação, podem realizar o cadastro através do site http://www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Todas as pessoas cadastradas são notificadas quando o agendamento abrir para o grupo da qual elas fazem parte. Agendar é simples: basta escolher o local, data e horário da imunização e levar a documentação anexada no cadastro (documento oficial com foto e comprovante de residência no Recife) no dia do atendimento.

CONSÓRCIO CONECTAR – O Recife integra o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras – Conectar, iniciativa liderada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para aquisição de imunizantes pelos municípios brasileiros, com o objetivo de reforçar o Plano Nacional de Imunização (PNI). A FNP é formada hoje por 412 municípios com mais de 80 mil habitantes, correspondendo a 61% da população do País e 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Ao todo, mais de 2 mil municípios fazem parte do grupo que busca a aquisição de vacinas junto aos laboratórios de todo o mundo.

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »