Profissionais da saúde a partir de 50 anos começam a ser vacinados no Recife

quinta-feira, março 11, 2021
Começaram a ser vacinados contra a Covid-19, nesta quinta-feira (11), trabalhadores da saúde do Recife com 50 anos ou mais. Os agendamentos estão sendo realizados através do site e do aplicativo Conecta Recife.

A reportagem da Folha de Pernambuco visitou o Geraldão, um dos 16 postos de vacinação disponíveis. No local, há atendimento para o público dentro e fora dos carros.


Vigilante em um posto de saúde no bairro de Afogados, Erick Andrade, de 50 anos, recebeu a primeira dose da vacina nesta manhã. “Estou mais tranquilo e confiante a partir de agora, mas vou seguir tomando todos os cuidados. Essa é uma doença muito séria”, comentou.

Para o educador físico Rogério Freire, 53, a imunização traz mais tranquilidade no exercício do seu ofício. "Estava muito ansioso, porque trabalho diretamente com pessoas idosas em uma Academia do Recife. Para a minha segurança e dos meus alunos isso foi extremamente importante", aponta.


Para receber a vacina, o trabalhador com vínculo empregatício em instituições de saúde públicas ou privadas precisa de uma declaração assinada pelo responsável indicado pela sua instituição. O documento deve ser anexado, no ato da marcação, e apresentado, no dia agendado para vacinação.

"O modelo de delcaração é disponibilizado junto à Secretaria de Saúde. Não disponibilizamos em site para evitar fraude, mas o serviço que precisar pode entrar em contato com a gente e conseguir", explica Andreza Barkokebas, secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Recife.

Já para os autônomos o documento exigido é a carteira do Conselho de Classe da sua profissão, que também deve ser anexada no aplicativo e apresentada no dia da vacinação. Além disso, o profissional também assinará uma autodeclaração forenecida nno momento da imunização.

Além dos trabalhadores com 50 anos ou mais, já estão sendo vacinados no Recife os profissionais da atenção básica e que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. Idosos a partir de 73 anos também estão entre os atendidos. "Já foram imunizadas mais de 150 mil pessoas. A partir do momento que o Ministério da Saúde enviara novas doses será feita a ampliação dos grupos prioritários", garantiu a secretária.

FolhaPE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »