Prefeito João Campos e vice-prefeita Isabella de Roldão discutem parcerias com os Estados Unidos

quinta-feira, março 04, 2021

João Campos e Isabella de Roldão discutiram pautas relacionadas à educação, ao meio ambiente e também fomento ao empreendedorismo feminino com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. Uma reunião virtual foi realizada na última quarta-feira, com a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon.

Parcerias para áreas prioritárias da gestão municipal, que também estão alinhadas com as prioridades do governo americano, como educação, meio ambiente e empreendedorismo feminino, foram pautas discutidas na reunião.

Para o prefeito do Recife, expressou a relação entre o consulado e Recife tem grande importância. “A gente tem hoje uma satisfação de poder falar com o Consulado Americano e poder continuar essa relação estreita que já existe entre o consulado e a cidade do Recife, sendo um polo para a região Nordeste”, frisou o prefeito, concluindo que neste momento de pandemia, a aproximação das parcerias tem o objetivo de estimular “não só a atratividade e o crescimento econômico, mas também as políticas sociais no nosso território”.

Segundo a assessoria de imprensa do prefeito, ele citou a educação como uma área de interesse para parcerias com os Estados Unidos, a exemplo do que já acontece em outros Estados do Nordeste. "No governo do Estado de Pernambuco, temos o programa Ganhe o Mundo, de intercâmbio de pessoas que estudam na rede pública. A gente tem o interesse de fazer um movimento mais ousado e trazer a língua inglesa também na rede municipal de educação, tanto para alunos como para professores”, pontuou o gestor.

Outra prioridade da Prefeitura do Recife discutida na reunião foi a área de sustentabilidade e enfrentamento da crise climática. A assessoria de imprensa da prefeitura também afirma que esta área também deve ser alvo de parcerias entre a capital pernambucana e os Estados Unidos. “Temos uma ação muito efetiva na área do meio ambiente. O Recife faz parte do ICLEI, inclusive o ex-prefeito Geraldo Julio era o coordenador para a América do Sul. A gente tem uma série de ações específicas para o meio ambiente, desde um Plano Local de Ação Climática e o início em um futuro próximo de novas ações do Parque Capibaribe, de áreas verdes da cidade”, apontou João Campos.

“O Recife assinou o protocolo de intenções para zerar carbono até 2050 e o prefeito João Campos vem fazendo um esforço e chamando todo o secretariado para implementar ações efetivas de enfrentamento a uma situação climática que é urgente no mundo todo”, completou Isabella de Roldão.

O empreendedorismo de mulheres também foi um dos assuntos discutidos na reunião. “É uma agenda que faz muito sentido para a gente. Estamos lançando o Crédito Popular do Recife e ele tem priorização na concessão para mulheres. O que pudermos construir de agenda nesse sentido é de nosso interesse”, frisou João Campos.

Para Jéssica Simon, este ponto tem relevância para o Governo norte-americano. “O empreendedorismo da mulher é um foco do Departamento do Estado a nível global. Estamos apoiando programas patrocinados por Washington no Brasil e temos interesse em saber como podemos colaborar nessa área. É muito importante apoiar mulheres que estejam começando a entrar nesse campo de negócios”, argumentou.

Além dos Estados Unidos, a assessoria também afirmou que a Prefeitura do Recife também tem buscado interlocução com representantes de outros Consulados localizados na cidade. “As reuniões têm o propósito de fomentar iniciativas de cooperação socioeconômica, cultural e tecnológica entre o Recife e os respectivos países.” Já foram realizadas interações com os cônsules da China, Argentina e França. Depois, virão Reino Unido, Itália, Japão, Alemanha e Portugal.

Ao final da rodada de visitas individuais, no dia 18 de março, a Vice-Prefeita, Isabella de Roldão, responsável pela área de relações internacionais na Prefeitura do Recife, promoverá um evento híbrido (com participações presenciais e online) para reunir o corpo consular e tratar de pautas comuns. Recife conta com um hub de nove consulados gerais e 34 honora%u0301rios, liderando a conexa%u0303o internacional com potenciais parceiros comerciais de algumas das regiões economicamente mais dinâmicas do mundo.

DP

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »