Por falta de doses, Olinda suspende agendamento de vacinação contra Covid para idosos de 75 a 79 anos

segunda-feira, março 15, 2021
A Prefeitura de Olinda, no Grande Recife, anunciou, nesta segunda (15), a suspensão de agendamento de vacinação contra a Covid-19 para as pessoas que têm entre 75 e 79 anos. Segundo administração municipal, por enquanto, não há mais doses de imunizante para atender a esse público prioritário.

Agora, de acordo com a prefeitura, será preciso esperar a nova remessa para poder retomar a ação para esses idosos. O município informou que as pessoas que já agendaram, até o domingo (14), estão com as doses asseguradas e poderão ser imunizadas na data e no local escolhidos.


Além de Olinda, a falta de doses afetou desde sexta-feira (12) o calendário de vacinação de idosos no Rio de Janeiro e em Rio Branco (AC).


Em entrevista ao G1 nesta segunda, a secretária de Saúde de Olinda, Luciana Lopes, afirmou que o município recebeu 1.870 doses da vacina da Coronavac, produzida pela Sinovac/Butantan, o que é suficiente para imunizar, com a primeira dose, 935 pessoas de 75 a 79 anos.



“Recebemos o equivalente a 12% da quantidade de doses de vacina para atingir esse público. Por isso, as pessoas não vão poder agendar, até a chegada da nova remessa. Ainda não temos previsão de quando o Ministério vai repassar para o estado e para as prefeituras o novo lote”, disse a secretária.


Luciana Lopes disse que, mesmo com a suspensão dos novos agendamentos, os idosos devem fazer o cadastramento no sistema informatizado. Assim, poderão até aproveitar a abertura de possíveis vagas, nos próximos dias.



“A gente recebe um pouco mais de doses, já que estima-se a perda de 5% de imunizantes. Como não tivemos esse problema, podem ter sobrado algumas doses. Além disso, existem desistências de pessoas já imunizadas em outros locais. Assim, é possível surgir uma vaga antes de as novas doses chegarem”, observou.



Para quem fez o cadastramento, a prefeitura alerta que o surgimento de uma eventual oportunidade de imunização será comunicado. “O idoso receberá a informação por texto de celular ou por e-mail”, afirmou.


Sobre os demais grupos prioritários, Luciana Lopes disse que a vacinação está mantida para o pessoal de saúde.


“Os demais grupos de idosos, de 80 a 84 anos e acima de 85 anos, estão todos praticamente vacinados. Atingimos 100% desses grupos”, declarou.


As vacinas são disponibilizadas no Shopping Patteo, das 9h às 17h, e no Espaço Caenga, das 9h às 16h. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira.



Paulista



Olinda não a primeira cidade da Região Metropolitana a suspender a vacinação por falta de doses. Em Paulista, o problema já ocorreu duas vezes.


A primeira suspensão ocorreu em 22 de fevereiro e a segunda, em 9 de março. Na mesma data do anúncio da segunda suspensão, a cidade teve aglomeração de idosos em busca de doses de imunizante.


Nesta segunda (15), a prefeitura de Paulista informou que, na terça (16), deve reabrir a vacinação para os idosos. O agendamento teve início no sábado (13).

G1

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »