Governo de Pernambuco distribui 50 mil máscaras para usuários de transporte público da RMR

terça-feira, março 09, 2021
Usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/ RMR) vão receber do Governo de Pernambuco 50 mil máscaras de proteção para ajudar no combate ao coronavírus.


A iniciativa tem o objetivo de estimular o uso da máscara, garantindo mais proteção à saúde da população em geral, já que o item é uma barreira que evita o contágio comunitário da Covid-19 no espaço público.

As máscaras já estão sendo distribuídas todos os dias nos horários de pico (6h às 9h; 12h; fim de tarde até início da noite). Segundo assessoria de imprensa do Palácio do Governo, a ideia é dar prosseguimento a iniciativa.

As equipes do Governo de Pernambuco estão entregando as máscaras aos usuários dos seguintes terminais: Abreu e Lima, Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Caxangá, CDU, Getúlio Vargas, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Largo da Paz, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Prazeres, Recife, Rio Doce, Santa Luzia, Santa Rita, Tancredo Neves, TIP e Xambá.

A Operação Pernambuco pela Prevenção, que também fornece álcool em gel para quem passa pelos terminais, é realizada pelas secretarias de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD) e pela Casa Civil, além do Grande Recife Consórcio de Transportes.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, essa é mais uma iniciativa importante do Governo, que desde o início da pandemia tem trabalhado para mitigar seus efeitos no transporte público.

"Com essa ação, iremos ampliar o número de máscaras distribuídas aos usuários. Desde o ano passado, entre outras iniciativas, nós já reforçamos a higienização dos TIs e veículos, colocamos pias externas em 22 terminais e ampliamos o número de facilitadores de embarque. Em parceria com a Secretaria de Defesa Social, também disponibilizamos mais de 2,5 mil policiais através do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES) nos 10 principais TIs do Grande Recife para garantir a segurança dos usuários e o bom funcionamento dos terminais", ponderou.

Quem passava pelo Terminal Integrado de Passageiros da PE-15, em Olinda, nesta terça-feira (9), aprovou a iniciativa, como Fábio Bernardo, que passa todos os dias pelo local. “Estou achando ótima essa ação. Devemos sempre usar máscara e o álcool em gel”, afirmou. Também usuária de transporte coletivo, Regina Conceição concorda e lembra que a iniciativa ajuda as pessoas que não têm condições de comprar mais de uma máscara. “Quem não gosta de usar é porque não quer ter saúde”, disse.

O secretário da SPVD, Cloves Benevides, lembra que tempos tão desafiadores pedem a cooperação de todos. “O Governo tem feito esforços para ampliar as estratégias de saúde. A população deve somar-se a este esforço promovendo o autocuidado: o uso da máscara, a manutenção do distanciamento social e medidas que restringem a circulação são absolutamente necessárias para ampliar o cenário de prevenção e impedir o crescimento dos números. É hora da proteção integrada, da sociedade e do Governo, para proteger as pessoas que a gente ama”, argumenta Benevides.

FolhaPE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »