Doze tripulantes de dois navios que atracaram em portos no Grande Recife são diagnosticados com Covid

quarta-feira, março 24, 2021

Doze tripulantes de dois navios de carga que atracaram no Grande Recife foram diagnosticados com Covid. A informação foi confirmada, nesta quarta (24), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma embarcação está no porto da capital e a outra em Suape, em Ipojuca, seguindo quarentena.


Segundo a agência, um dos casos foi constatado na sexta-feira (19), no petroleiro Kempton, de bandeira do Panamá. Com 17 tripulantes, ela teve que atracar no Porto do Recife para desembarcar uma pessoa que apresentava suspeita de Covid 19.


Ainda de acordo com a Anvisa, esse tripulante foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No domingo (21), o tripulante seguiu para o Hospital Provisório do Recife. Além disso, o resto da tripulação passou por testagem RT PCR.


O tripulante que, inicialmente, apresentava sintomas teve um teste negativo. No entanto, uma segunda pessoa apresentou RT PCR positivo.


A Anvisa informou, ainda, que determinou o cumprimento do isolamento de 14 dias de quarentena na embarcação para todos os tripulantes, contando desde a sexta-feira (19).



A situação clínica dos tripulantes está sendo analisada diariamente, conforme a agência. Na segunda (22), outra pessoa que estava no navio precisou ser desembarcado por apresentar sus-peita de Covid, mas seu teste deu negativo.


O outro caso foi detectado, também na sexta, no navio Federal St Laurent, de bandeira das Ilhas Marshall. Neste caso, foi determinado o desembarque de um tripulante com sintomas de Covid, no Porto de Recife.


A Anvisa informou que essa pessoa seguiu de lancha e o navio teve que atracar no Porto de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana, por causa de problemas operacionais. O navio tinha como atracar no Porto do Recife, devido ao tamanho do calado.


O teste do tripulante deu positivo para Covid. Por isso, toda a tripulação de 21 pessoas teve que fazer o exame.


Os testes confirmaram a Covid-19 em mais dez tripulantes. Com orientação técnica da Anvisa, o navio passou por desinfecção e toda a tripulação acabou sendo substituída na segunda-feira (22).


Os tripulantes retirados do navio foram encaminhados para cumprimento de quarentena em um hotel da cidade com protocolos aprovados para receber contaminados por Covid.


Por meio de nota, o Porto de Suape informou que o navio ST Laurent atracou no sábado (20). No dia seguinte, disse o porto, a Anvisa autorizou que os tripulantes cumpram a quarenta em hotel, a partir desta quarta-feira (24).

G1

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »