Dentistas vão ao MPPE para garantir vacinação no Recife

quarta-feira, março 24, 2021

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), Eduardo Vasconcelos, acionou o Ministério Público do Estado (MPPE) para que todos os profissionais da categoria tenham acesso à vacinação contra a Covid-19 no Recife. De acordo com ele, a capital pernambucana interrompeu a vacinação dos dentistas.

“Na prática, o Recife está avançando a vacinação na fase 2 sem ter completado a fase 1. O que é lamentável é que agora o Recife está abrindo para clínicas que estão vacinando recepcionista e outros profissionais de até 20 anos, mas a Odontologia não tem calendário. Espero não ter que chegar ao ponto de fazer um protesto em frente à prefeitura”, declara.

Segundo Vasconcelos, as tratativas para garantir a imunização dos odontólogos tiveram início em dezembro de 2020. “O Dr. André Longo (secretário estadual de Saúde) nos recebeu muito bem e entendeu o pleito, colocando a Odontologia no grupo prioritário. Nesse mesmo sentido, o Conselho Federal se reuniu com o Ministério da Saúde, que também fez ofício para todos os estados dando essa orientação”, afirma.

O presidente do CRO-PE aponta que a vacinação dos dentistas foi finalizada em quase todo o Estado, faltando o Recife. “Igarassu foi o primeiro município a vacinar a totalidade dos dentistas. Depois Petrolina e agora praticamente todo o Estado. O Recife parou a vacinação dos dentistas. Conversamos quase que diariamente com a secretária (de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque), que é dentista, mas a coisa não evolui. Ela é uma mulher tecnicamente preparada, inteligente, acessível. Parece que tem algo superior que a está impedindo de fazer isso”, reclama.

Ainda de acordo com Eduardo Vasconcelos, há uma reunião marcada para amanhã com o promotor de Justiça Édipo Soares, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (Caop-Saúde) no Ministério Público de Pernambuco, para tratar do assunto.

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »