Cerca de 58 tartarugas nascem na Praia de Enseada dos Corais

quinta-feira, março 25, 2021

Na tarde da quarta-feira (24), nasceram 58 tartarugas marinhas da espécie Eretmochelys imbricata, comumente conhecida como tartaruga-de-pente, na Praia de Enseada dos Corais, no litoral do Cabo de Santo Agostinho. Os ovos foram colocados no dia 4 de fevereiro e tiveram um período de incubação de 49 dias.


Do total de ovos colocados, 23 não eclodiram. O biólogo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Felipe Brayner, faz o monitoramento dos ninhos no litoral e estimulou o nascimento das tartarugas. "Nós cavamos e ajudamos as tartarugas a chegar ao mar e reduzimos a taxa de mortalidade, que pode chegar a 17%. Como hoje foi um dia chuvoso, a areia fica fria, o que facilita o nascimento".


No litoral do Cabo de Santo Agostinho há outros seis ninhos sendo monitorados, cinco em Enseada dos Corais e um na Praia de Itapuama. A tartaruga-de-pente é considerada a mais tropical de todas as tartarugas marinhas e está distribuída entre mares tropicais e por vezes sub-tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. De acordo com o Projeto Tamar, essa espécie tem uma média de peso em 83 quilos e pode chegar até 110 cm de comprimento curvilíneo de carapaça no Brasil.

DP

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »