Recife vacinou mais de 35 mil pessoas contra a Covid

sábado, fevereiro 06, 2021
Mais 2.603 recifenses do público-alvo prioritário foram vacinados, ontem, contra a Covid-19. A Prefeitura do Recife imunizou 35.573 pessoas desde o início da campanha de vacinação. A capital pernambucana tem disponibilizado o serviço em nove centros de vacinação e cinco pontos de drive-thru, além das visitas de equipes volantes para garantir a proteção de idosos acamados e trabalhadores de saúde da linha de frente nos postos de trabalho.

Desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro, o Recife já imunizou 16.957 trabalhadores de saúde da linha de frente da Covid-19; 14.068 idosos a partir de 85 anos - sendo destes 667 acamados; 3.407 trabalhadores da Atenção Básica à Saúde; 765 pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; 381 pessoas com deficiência severa maiores de 18 anos que vivem em residências inclusivas.

Foram incluídos, no começo dessa semana, os trabalhadores de saúde dos serviços de UTI; dos setores hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia; dos setores hospitalares de imagem, endoscopia e broncoscopia; dos setores de quimioterapia ambulatorial e internamento; de maternidades; das Policlínicas Municipais; dos serviços de inspeção sanitária, investigação epidemiológica e sanitização. A expectativa é que sejam vacinadas mais de 15 mil pessoas dessas áreas. Para receber a vacina, além do agendamento, é necessário apresentar declaração específica de vínculo com o setor que trabalha.

Os centros de vacinação estão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Já os drive-thrus funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Estádio do Arruda e Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

Aqueles que não conseguirem fazer o cadastro, poderão fazer o preenchimento de dados no sistema nos centros montados pela Prefeitura, onde haverá profissionais para realizar o serviço. Essa marcação pode ser feita por um parente ou conhecido do idoso, por exemplo, desde que leve toda a documentação necessária para realizar o cadastro. Caso haja vagas remanescentes de agendamento prévio no momento, eles poderão, inclusive, já receber suas doses de vacina.

A Prefeitura também iniciou, na última segunda-feira (1º), a vacinação contra a Covid-19 para os cerca de 6.500 profissionais da Atenção Básica à Saúde. Estão incluídos os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, além dos profissionais que trabalham em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade – como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e polos da Academia da Cidade, por exemplo. Além desses profissionais, desde o dia 27 de janeiro, a PCR também está imunizando, através de marcação, os idosos a partir de 85 anos e as pessoas acamadas nesta faixa etária.

O Recife recebeu, até o momento, 94.060 doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 77.540 são da CoronaVac e outras 16.520 da Oxford/AstraZeneca.

AGENDAMENTO - A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

FISCALIZAÇÃO - A Prefeitura também criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a Covid-19. A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses. O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br.

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »