Recife ultrapassa 30,2 mil vacinados contra a covid-19

quinta-feira, fevereiro 04, 2021
O Recife atingiu, nesta quarta-feira (3), a marca de 30.270 pessoas vacinadas contra a covid-19, tendo vacinado mais 2.321 pessoas. E para dar sequência à imunização da população dos grupos prioritários, a Prefeitura do Recife Recife abre, nesta quinta-feira (4), mais um ponto de drive-thru. A nova estrutura será montada no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que fica na Avenida Cais do Apolo, no Bairro do Recife. Dessa forma, a capital pernambucana passa a ter 14 locais para imunização, dos quais nove são centros com salas de vacinação e cinco são na modalidade drive-thru, em que não é preciso descer do veículo.

Desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro, o Recife já imunizou 15.597 trabalhadores de saúde da linha de frente da covid-19; 11.924 idosos a partir de 85 anos – sendo destes 430 acamados; 1.858 trabalhadores da Atenção Básica à Saúde; 765 pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; 126 pessoas com deficiência severa maiores de 18 anos que vivem em residências inclusivas.

Os centros de vacinação estão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Já os drive-thrus funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Estádio do Arruda e Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

Nesta quarta-feira (3), foi anunciada a ampliação dos grupos prioritários para serem imunizados contra o novo coronavírus. Com isso, agora também podem se vacinar os trabalhadores da saúde que atuam em serviços públicos e privados de UTI; dos setores hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia; dos setores hospitalares de imagem, endoscopia e broncoscopia; dos setores de quimioterapia ambulatorial e internamento; de maternidades; das Policlínicas Municipais; dos serviços de inspeção sanitária, investigação epidemiológica e sanitização. A expectativa é que sejam vacinadas mais de 15 mil pessoas dessas áreas. Para receber a vacina, além do agendamento, é necessário apresentar declaração específica de vínculo com o setor que trabalha.

A Prefeitura do Recife também iniciou, na última segunda-feira (1º), a vacinação contra a covid-19 para os cerca de 6.500 profissionais da Atenção Básica à Saúde. Estão incluídos os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, além dos profissionais que trabalham em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade – como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e polos da Academia da Cidade, por exemplo. Além desses profissionais, desde o último dia 27 de janeiro, a PCR também está imunizando, através de marcação, os idosos a partir de 85 anos e as pessoas acamadas nesta faixa etária.
O Recife recebeu, até o momento, 94.060 doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 77.540 são da CoronaVac e outras 16.520 da Oxford/AstraZeneca.

AGENDAMENTO – A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

VACINÔMETRO – A população pode acompanhar diretamente a operacionalização do plano Recife Vacina graças ao ‘vacinômetro’, ferramenta que está disponível para a população através do App Gratuito Conecta Recife, disponível nas lojas PlayStore e AppStore, para dispositivos, além do Web App https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/. A iniciativa faz parte da transformação digital realizada pela Prefeitura do Recife.

Com a covid-19, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. No vacinômetro, os cidadãos poderão conferir dados como número total de doses recebidas, relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários. O número de pessoas já vacinadas também pode ser acompanhado em detalhes dentro das plataformas (site e aplicativo). Dentro da plataforma estão todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes.


FISCALIZAÇÃO – A Prefeitura do Recife criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a covid-19. A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses. O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br.

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »