Recife começa a vacinar contra Covid-19 novo grupo de trabalhadores da saúde e abre 5º ponto de drive-thru

quinta-feira, fevereiro 04, 2021
Um novo grupo de profissionais de saúde começou a ser vacinado contra a Covid-19, nesta quinta (4), no Recife. Quinze mil trabalhadores são contemplados nessa etapa da imunização, com doses da CoronaVac. A ampliação levou à abertura do 5º ponto de drive-thru, com a vacinação sem sair do carro, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), na Avenida Cais do Apolo, no Bairro do Recife 


A primeira pessoa a ser vacinada no novo drive-thru foi Selma Carneiro, auxiliar de enfermagem há 28 anos, que trabalha na Maternidade Professor Bandeira Filho, na Zona Sul do Recife. Em entrevista à TV Globo, ela contou que precisou se afastar do trabalho por integrar o grupo de risco da Covid-19, já que tem diabetes e hipertensão.



Tamire Araújo, farmacêutica há 10 anos, foi vacinada no novo drive-thru do Recife, no TRF-5 — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo



"Muita ansiedade, muita expectativa, mas, graças a Deus, estou aqui. Estava bem ansiosa, acordei muito cedo para poder vir. [...] A esperança é que a gente possa voltar a fazer o que a gente gosta", afirmou.


A farmacêutica Tamire Araújo foi a segunda profissional de saúde a ser vacinada no drive-thru do TRF-5. Ela contou que já foi contaminada pelo novo coronavírus. Trabalhadora da Policlínica Gouveia de Barros, na área central do Recife, há 10 anos, Tamire se emocionou ao receber o imunizante.



"Estava ansiosa e feliz demais. Esperei muito por esse momento. Meu sonho é o momento que vai chegar de toda a população ser vacinada", declarou.




Selma Carneiro foi a primeira a ser vacinada no 5° drive-thru do Recife, localizado no TRF-5, na área central do Recife — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo


De acordo com a prefeitura, os trabalhadores contemplados nesse grupo precisam obter um documento no local de trabalho que comprove o vínculo com a unidade de saúde e levá-lo no dia da imunização.


O grupo deve agendar a vacinação pelo site ou aplicativo de celular Conecta Recife (confira passo a passo mais abaixo). Podem ser imunizados os profissionais que atuam em:



Policlínicas municipais;
Maternidades (centro obstétrico, berçário, alojamento conjunto, Centro de Parto Normal, diagnóstico e farmácia);
Unidades de Terapia Intensiva (UTI): adulto, pediatria, neonatalogia, coronária e oncologia;
Setores hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia (enfermaria e diagnóstico);
Terapia Renal Substitutiva (TRS) hospitalar;
Setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem;
Setores de quimioterapia (ambulatorial e hospitalar);
Vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador (trabalhadores que fazem inspeções sanitárias, investigação epidemiológica e sanitização).





Outros grupos prioritários também estão recebendo a vacina no Recife. São eles:



Profissionais da saúde na linha de frente de combate à doença;
Trabalhadores da atenção básica;
Idosos acima de 85 anos de idade;
Idosos acima de 60 anos que residem em instituições de longa permanência (abrigos) e trabalhadores desses locais;
Pessoas com deficiência severa a partir de 18 anos que moram em residências inclusivas.




De acordo com a prefeitura, o Recife recebeu 94.060 doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram 77.540 doses de CoronaVac e outras 16.520 doses da Oxford/AstraZeneca.




Novo ponto de drive-thru




Doses da vacina contra Covid-19 chegaram ao TRF-5 por volta das 6h40 desta quinta-feira (4) — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo


Com o novo drive-thru localizado no TRF-5, o Recife passou a contar com cinco pontos de vacinação sem precisar descer do carro, além dos nove centros de imunização que contam com 65 salas. Segundo a prefeitura, todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. Confira a localização dos centros de vacinação:



Compaz Dom Helder Câmara, no Coque;
Unidade de Cuidados Integrais (Ucis) Guilherme Abath, no Hipódromo;
Escola Municipal Nilo Pereira, em Casa Amarela;
Compaz Miguel Arraes, na Caxangá;
Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância;
Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
Escola Nadir Colaço, na Macaxeira;
UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.





A vacinação também acontece em cinco pontos de drive-thru:



Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), na área central do Recife;
Estádio do Arruda, na Zona Norte da cidade;
Parque da Macaxeira, também na Zona Norte da capital;
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, na Zona Oeste;
Geraldão, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul.




Segundo a prefeitura, desde o início da campanha de vacinação, em 19 de janeiro, foram imunizados 15.597 trabalhadores de saúde da linha de frente do novo coronavírus; 11.924 idosos com idade acima de 85 anos, sendo destes 430 acamados; 1.858 trabalhadores da atenção básica à saúde; 765 pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e 126 pessoas com deficiência severa maiores de 18 anos que vivem em residências inclusivas.


Como agendar a vacinação



Vacinação contra Covid-19 no Recife: saiba como fazer cadastro e agendar


Para serem imunizados contra a Covid-19, idosos com idade a partir dos 85 anos, trabalhadores da atenção básica e os profissionais de saúde contemplados nessa nova etapa devem fazer um agendamento no Conecta Recife, através do site ou aplicativo de celular (veja vídeo acima). Para se cadastrar e agendar local, data e hora da vacinação, é preciso:



Baixar o aplicativo para o sistema Android ou iOS ou entrar no site do Conecta Recife;
Marcar o grupo prioritário do qual faz parte;
Anexar documentos de comprovante de residência e documento de identificação;
Adicionar dados como nome, CPF, nome da mãe, telefone, nascimento, raça/cor, sexo, endereço e e-mail;
Criar uma senha;
Fazer login na plataforma e escolher o local e a data da vacinação.



Covid-19 em Pernambuco








Pernambuco registra 1.627 casos de coronavírus e 12 mortes


Após confirmar mais 1.627 casos da Covid-19 e 12 óbitos na quarta-feira (3), Pernambuco passou a totalizar 265.349 infectados pelo novo coronavírus e 10.399 pessoas que morreram devido a pandemia. O início dos registros ocorreu em março de 2020.

G1

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »