João Campos quer largar na frente da corrida pela vacina contra Covid-19

quinta-feira, fevereiro 25, 2021
Após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar estados e municípios a adquirirem vacinas contra a Covid-19, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou, ontem, que irá retomar as articulações com os laboratórios em busca de adquirir os imunizantes. A permissão valerá caso haja o descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) pelo Governo Federal ou de insuficiência de doses para imunizar a população.

“A Prefeitura do Recife vai retomar as tratativas para aquisição de vacinas contra o coronavírus. Nós fizemos isso ainda na transição, no ano passado, e naquele momento os laboratórios informaram que tinham exclusividade com o Governo Federal e o Ministério da Saúde. Esta semana, com a decisão do Supremo Tribunal Federal, uma medida provisória que foi editada possibilita que os municípios façam essa negociação. A partir de hoje (ontem), eu autorizei a nossa equipe a poder buscar os laboratórios de todo o mundo que tenham capacidade de vender a vacina para o Recife”, informou João Campos.

Outra frente para viabilizar a aquisição de vacinas também está sendo organizada com outros municípios brasileiros. “A segunda frente que será criada será através da FNP, a Frente Nacional de Prefeitos. Nós estamos construindo um consórcio que poderá adquirir vacinas e distribuir para os municípios brasileiros”, concluiu Campos.

Cumprindo agenda em Brasília desde o início desta semana, o gestor socialista esteve em reunião com os deputados federais do PSB e com ministros durante esta quarta-feira. A pauta foi o investimento de recursos ou emendas parlamentares no Recife. No período da manhã, Campos reuniu-se com os deputados federais pernambucanos Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara, Gonzaga Patriota, Felipe Carreras e Milton Coelho.

"Para tratar das demandas do Recife e de parcerias e emendas. Ele apresentou uma pauta que é referente a obra da Ponte do Monteiro (Zona Oeste do Recife), que tem uma obra já contratada, então, falta uma parte deste recurso. E a bancada estabeleceu um acordo entre os parlamentares, para uma emenda de bancada e destinar para o Recife", explicou o deputado Danilo Cabral.

À tarde, o prefeito da Capital teve uma reunião na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no Ministério da Economia, para discutir os passos que o Recife precisa dar para melhorar a classificação da capacidade de pagamento junto ao órgão, se adequando ao perfil necessário para realizar operações de crédito.

A agenda administrativa de Campos em Brasília foi encerrada com uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes para debater sobre o projeto de triplicação da BR-232, no trecho da rodovia federal que dá acesso ao Recife.

A obra é uma promessa de campanha assumida pelo prefeito João Campos. Segundo a Prefeitura do Recife, no dia 7 de janeiro foi formalizado o grupo de trabalho responsável pelo projeto e execução da intervenção na rodovia. Fazem parte dele, integrantes das secretarias estaduais de Infraestrutura e Recursos Hídricos e de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado, além de representantes das secretarias municipais de Infraestrutura e de Política Urbana e Licenciamento. O grupo ainda irá acompanhar os processos de desapropriação, regularização fundiária, licenciamento urbanístico e ambiental, e também buscar soluções em casos de interferências que causem impacto na área de influência da obra.

A BR-232 é a principal via de acesso entre o Recife e o interior de Pernambuco. "A triplicação é do acesso ao Recife, da Ceasa até o início da BR-408. Toda aquela área do Curado, dos quartéis, do Jardim Botânico da cidade será triplicada as duas faixas, tanto a do Recife para o interior quanto a do interior para o Recife. Esta obra deve custar entre R$100 milhões e R$150 milhões e a gente vai fazer, a Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, e aqui discutimos com o Ministério da Infraestrutura também”, detalhou o prefeito João Campos.

FolhaPE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »