FPS lança primeiro Centro de Aprendizagem Interprofissional de estudantes no mundo

quinta-feira, fevereiro 25, 2021
Um prédio clínica-escola inédito no mundo. A Faculdade Pernambucana de Saúde e o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP lançam o Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional em Saúde (CAAIS), espaço de fortalecimento da interprofissionalidade como um dos princípios da formação em saúde na FPS. Os moradores da Comunidade dos Tijolos, na Imbiribeira, serão atendidos pelo novo Centro, gratuitamente.

O lançamento acontece dentro da I Semana de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde, que será realizada de forma online, que tem na programação uma série de palestras entre os dias 1º e 4 de março, com participantes de todo Brasil e também do exterior, que farão uma troca de experiências entre si e também com os inscritos.

O local irá oferecer atendimentos em farmácia, fisioterapia, odontologista, enfermagem, nutrição, psicologia, educação física (em breve) e em diversas especialidades da medicina. Já a Semana de Educação irá receber palestrantes como Andreas Xyrichis, do King’s College London e editor-chefe do Journal of Interprofessional Care; Gilliatt Falbo, ex-presidente do IMIP e coordenador acadêmico da FPS; Antonio Carlos Figueira, especialista em administração hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública e diretor acadêmico da FPS; e diversos palestrantes de todo Brasil. A realização é da FPS, IMIP e Organização Pan-Americana de Saúde.

“A Semana mostra-se com potencial para se constituir como espaço de trocas de experiências e aprendizagens sobre iniciativas de educação e trabalho interprofissional realizadas no Brasil e em outros países. No evento, vamos apresentar também o objetivo desse espaço”, explicou a coordenadora do CAAIS, Reneide Muniz.

Inscrições e público-alvo

O evento é destinado aos estudantes de graduação e pós de todas as instituições de ensino, docente e pesquisadores, trabalhadores e usuários da área de saúde e público em geral. A comunidade acadêmica do IMIP e FPS e participantes externos, nacionais ou estrangeiros que obtiverem, no mínimo, 75,0% de presença confirmada pelo sistema (considerando as frequências registradas nos dias 01, 02, 03 e 04 de março 2021) terão acesso aos certificados na Homepage do Evento.

As inscrições, gratuitas, estão disponíveis através do site fps.edu.br/caais.

Programação

1º de março

10h – Mesa de abertura

Antonio Carlos Figueira (diretor acadêmico da FPS) e Gilliatt Falbo (coordenador acadêmico da FPS)

10h10 – Apresentação – O CAAIS

Palestras de Reneide Muniz (coordenadora do CAAIS) e Marcelo Viana (Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

10h40 – Conferência – A agenda internacional e o papel dos Centros para avanço da Educação Interprofissional

Conferências de Fernando Menezes (Organização Pan-Americana de Saúde) e Andreas Xyrichis (Londres)

11h40 - Debates

2 de março

14h – Mesa Redonda – Currículos interprofissionais: aprendizagem a partir da Unifesp Baixada Santista e UNB Campus Ceilândia

Nildo Batista e Sylvia Helena (SP), Clélia Parreira (DF) e Cristiano Gil Régis (AC)

15h – Debates

3 de março

14h – Mesa redonda – Contribuições do PET-Saúde: Interprofissionalidade na formação de núcleos ou centros de educação interprofissional em saúde nas instituições de ensino

Palestrantes Socorro Dias (CE), Maria Cyntia Schmitz (MG), João Daniel Neto (MG) e Rosana Rossit (SP)

15h – Debates

4 de março

14h – Mesa redonda - A educação e o trabalho interprofissional em saúde: reafirmando o compromisso histórico com o SUS e com a integralidade da atenção

Marina Peduzzi (SP), Marcelo Viana da Costa (RN) e Reneide Muniz (FPS)

15h – Debates

15h30 – Encerramento

Carlos Figueira, Gilliatt Falbo e Reneide Muniz

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »