São Lourenço da Mata tem abertura de mais 15 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

quinta-feira, janeiro 21, 2021
Mais 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para assistência à Covid-19 foram habilitados no Hospital Maria Vitória, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a unidade passou a ter 45 leitos de UTI e 20 de enfermaria, voltados exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) diagnosticados com a doença.


Apesar de o funcionamento dos novos leitos ter começado no início da semana, a divulgação da ampliação foi feita no Diário Oficial da quarta-feira (20). De acordo com a SES, a unidade privada tem contratualização firmada com a SES e vai receber financiamento pelos novos leitos habilitados.


A portaria que habilita os leitos entrou em vigor a partir da publicação, no Diário Oficial da quarta (20). Os efeitos financeiros para a habilitação dos leitos são retroativos ao dia 25 de março de 2020. A diária de UTI Covid-19 com financiamento tipo I é de R$ 2 mil, segundo portaria do dia 3 de abril de 2020, atualizada no dia 14 do mês em questão.



Em abril de 2020, São Lourenço da Mata tinha a maior incidência de mortes pelo novo coronavírus no estado e não tinha leitos de UTI.


No boletim divulgado na quarta-feira (20), o estado informou que havia 994 leitos de UTI e 899 leitos de enfermaria para tratar casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em todo o estado. A taxa de ocupação dos 1.893 leitos era de 78%.


Levando em conta somente os leitos de UTI, a taxa de ocupação era de 84%. Já entre os leitos de enfermaria, a ocupação era de 72%.


Ainda de acordo com o boletim, a cidade de São Lourenço da Mata tinha, até a quarta, 1.415 casos leves e 387 casos graves de Covid-19. Ao todo, a cidade registrou, desde o início, 1.802 confirmações de pacientes com a doença transmitida pelo novo coronavírus.

G1

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »