Prefeitura do Ipojuca reforça fiscalização no período de reprodução do Caranguejo-uçá

sexta-feira, janeiro 15, 2021
A Agência Municipal de Meio Ambiente do Ipojuca (AMMA), junto com a Unidade de Defesa Ambiental (UDA) da cidade iniciaram o período de fiscalização pelo litoral do município, com o objetivo de impedir a captura ilegal e a comercialização do Carangueijo-uçá, que está em período de reprodução.

Desde a primeira semana de janeiro, a Prefeitura do Ipojuca realiza ações de fiscalização ostensiva, em parceria com o CPRH e o Ibama, para impedir a caça ao crustáceo.

A presidente da AMMA, Sabrina Rodrigues, explicou que tem sido feito um trabalho de conscientização da população sobre a proibição, que se apoia na portaria federal (nº325) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“As fiscalizações estão ocorrendo principalmente nos locais próximos aos mangues, onde os caranguejos são mais facilmente encontrados e onde ocorre o crime ambiental neste período que vai, inicialmente, de 14 a 19 de janeiro”, afirmou Sabrina Rodrigues. Além do impedimento da caça, está sendo feita a soltura dos animais que foram capturados irregularmente e o encaminhamento do infrator à Delegacia de Crimes Ambientais.

Também fica impedida a caça do crustáceo durante os períodos de 29 de janeiro a 3 de fevereiro; 28 de fevereiro a 5 de março; e 29 de março a 3 de abril, datas que correspondem às fases de lua cheia. Esses períodos correspondem ao momento denominado popularmente de "andada", quando os caranguejos saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

FolhaPE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »