Igarassu: Idosa de 114 anos é vacinada contra Covid: 'sensação de que a esperança está chegando', diz neta

quarta-feira, janeiro 27, 2021
Aos 114 anos, dona Diolinda Nobre do Carmo virou um símbolo da vacinação contra a Covid-19 em Igarassu, no Grande Recife. Nesta quarta (27), a idosa foi uma das primeiras integrantes do grupo prioritário a receber a dose, na cidade. “Uma sensação de que a esperança está chegando”, declarou Salete Nobre, de 39 anos, uma das netas dela.


No município, a meta da prefeitura é imunizar 600 idosos, a partir dos 85 anos. Segundo a administração, todos os profissionais de saúde da rede municipal já foram contemplados.


Moradora do distrito de Cruz de Rebouças, dona Diolinda recebeu a equipe de agentes de saúde em casa, na manhã desta quarta.


De acordo com a prefeitura, ela é uma das pessoas mais velhas a receber a dose no estado. Ela vai completar 115 anos em abril de 2021.


Ex-trabalhadora do Engenho Monjope, a idosa altera momentos de lucidez e outros em que não consegue interagir com a família.


“Ela entende as coisas e pisca o olho para se comunicar. Teve um acidente vascular cerebral (AVC) e, por isso, não fala mais”, contou a neta Salete. A idosa tem dificuldade de locomoção e recebeu a dose da vacina na cadeira de rodas.





Na rotina da casa, conta Salete, dona Diolinda vive cercada pelos dez integrantes da família. São filhos e netos e outros parentes. Até agora, afirma a neta, a pandemia não deixou muitas sequelas graves. “Uma irmã minha teve Covid-19”, diz a neta da idosa.


Mesmo com todas as informações que circulam sobre a doença, a neta afirmou que Diolinda não entende muito bem o que está acontecendo.


“Ela recebeu a vacina. Sentiu o furinho no braço, mas não entendeu muito bem. Para seguir o protocolo, coloquei a máscara e ela ficou sem saber o que estava acontecendo direito”, acrescentou.


Depois de vacinar a avó, Salete espera a imunização para os outros idosos da família. “É um alívio. Tem a minha mãe, de 82 anos, que precisa da vacinação também. Vamos esperar que ela chegue”, comentou.


Igarassu recebeu, segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 1,2 mil doses da vacina da CoronaVac. Elas serviram para imunizar os trabalhadores que atuam na linha de frente na rede municipal de atendimento.


O município também foi contemplado com 800 doses da vacina da AstraZeneca/Oxford. Com elas, estão sendo imunizados os idosos com mais de 85 anos. Todos eles serão visitados e vacinados nas residências.



“Temos na nossa rede 98% de cobertura pela atenção básica, que são as equipes dos postos de saúde. O nosso pessoal está indo até as casas dos idoso para vacinar, sem precisar agendar”, afirmou o secretário de Saúde de Igarassu, Igor Morais.


Segundo ele, os 2% restantes desse grupo, que não estão ainda dentro da cobertura, também serão visitados. “O idoso ou um parente deve ir até o posto mais perto de casa e fazer o cadastramento”, disse.

G1

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »