Sileno Guedes destaca importância de municípios na consolidação de políticas públicas para criança

segunda-feira, junho 17, 2019
Para estimular os prefeitos das cidades do semiárido pernambucano a construir estratégias e políticas públicas de garantia de direitos para crianças e adolescentes, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, participou do Encontro de Gestores e Gestoras do Selo Unicef, ocasião em que o Fundo das Nações Unidas para a Infância apresentou as diretrizes para conquistar a meta e abriu espaço para que os administradores municipais pudessem destacar suas potencialidades e problemáticas.

Durante a abertura do evento, Guedes falou sobre a atuação do Governo do Estado na proteção integral das crianças e adolescentes destacando o novo programa estadual, o Criança Alfabetizada, e as ações de enfrentamento ao trabalho infantil durante o mês de junho, encabeçadas pela campanha estadual “Trabalho não é coisa de criança”. O gestor ressaltou a importância das prefeituras na consolidação de políticas públicas para a primeira infância.

“Essa semana vimos o Governo de Pernambuco se juntar aos 184 municípios numa verdadeira cruzada voltada para a primeira infância e para a alfabetização desse público. Pernambuco, que conseguiu avançar ao longo dos últimos anos na educação do Ensino Médio, agora volta o seu olhar para a base e se alia aos prefeitos numa parceria que tem foco único e exclusivo no fortalecimento e olhar na criança. Além disso, durante todo o mês junho vamos nos unir aos municípios para quebrar os mitos que existem em torno do trabalho infantil e esclarecer que criança precisa de condições para o seu desenvolvimento”, pontuou.

O secretário da SDSCJ ressaltou ainda a importância do apoio das gestões municipais e da atuação dos servidores que trabalham no compromisso na formação e no atendimento das crianças e adolescentes. “Trabalhamos com a camada da população que não tem uma representação significativa que fale por eles e quando vemos tanta gente dando a mão e lançando o olhar para essa população, a gente fica animado em fortalecer o controle social”, completou.

Em Pernambuco, 123 municípios aderiram ao Selo UNICEF na edição 2017-2020. O evento realizado em Recife teve o objetivo de provocar a estruturação de novas políticas públicas para a primeira infância por parte dos municípios. Juntas, as cidades atendem mais de um milhão de crianças e adolescentes no Estado.

Além do chefe do escritório da Unicef no Recife, Dennis Christian Larsen, o encontro contou com a presença do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, e do presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Eduardo Figueiredo, além da presidente da Ong Acerte, Graça Lima, e representantes dos Colegiados da Saúde e Educação, Sônia Tenório e Maria José Leite.

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »