Sileno Guedes destaca a atuação do Estado na consolidação das políticas públicas de juventude

sexta-feira, fevereiro 22, 2019
O fortalecimento das políticas públicas de juventude no Brasil e a construção de projetos voltados para incentivar o protagonismo do grupo foram temas debatidos por dirigentes municipais e estaduais no I Encontro de Gestores da Juventude do Nordeste, nesta quarta-feira (21), em Olinda. O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, e a o executivo da pasta, Félix Aureliano, participaram do evento e destacaram a atuação do Governo de Pernambuco na consolidação das ações direcionadas para os jovens. A secretária nacional da Juventude, Jayanna Nicaretta, também participou da atividade.

“O Estado tem uma grande tradição no investimento das políticas públicas de juventude. Foi assim em 2007, na primeira gestão do ex-governador Eduardo Campos, onde foi criada a primeira secretaria destinada ao assunto, a de Juventude e Emprego, e iniciado um processo de articulação com a sociedade civil para a garantia da construção dos marcos legais. Foram percorridas as 12 regiões pernambucanas para ouvir todas as juventudes organizadas e não-organizadas”, pontuou Sileno Guedes. O secretário ressaltou ainda a disposição do governador Paulo Câmara em avançar ainda mais. “Nessa nova gestão do governador, vamos progredir nas ações de incentivo ao jovem e institucionalizar a política pública”, completou.

Com as estratégias do primeiro Plano Estadual da Juventude finalizadas em 2018, o secretário executivo da pasta, Félix Aureliano, ressaltou que já se inicia a construção da nova proposta, que seguirá até o ano 2029. Dentre as atividades prioritárias para 2019, foi destacada a parceria com outras secretarias estaduais na elaboração de um planejamento de ações para fortalecer a política. “Estamos programando com a secretaria de Defesa Social, a de Trabalho, Emprego e Qualificação e a de Educação, além de unir esforços entre as nossas executivas de Política para Criança e Juventude e de Assistência Social, para pensarmos juntos em formas de gerar oportunidade aos jovens e, assim, garantir protagonismo a eles”, afirmou.

O Encontro, que foi fruto de uma realização da Prefeitura de Olinda em parceria com a ONU Habitat, agência da Organização com foco na urbanização sustentável e os assentamentos humanos, e pelo Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude, teve a participação da secretária nacional Jayanna Nicaretta, que fez sua primeira agenda pública. Em discurso, ela apontou as diretrizes e missões do órgão. “Nossa tarefa é a de potencializar os mais de 51 milhões de jovens brasileiros, de maneira que eles se tornem produtivos e tenham uma vida de oportunidades”, afirmou.

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »