Camaragibe dá desconto no IPTU para imóveis com iniciativas sustentáveis

segunda-feira, fevereiro 04, 2019
Atos simples que ajudam o meio ambiente, como trocar lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, reutilizar a água da máquina de lavar ou preservar uma árvore no quintal de casa podem render até 15% de desconto no IPTU para os moradores de Camaragibe, no Grande Recife. Além disso, quem paga o imposto em dia também pode conseguir abatimentos. (Veja vídeo acima)


A cota única do imposto, a ser paga em abril, rende ao contribuinte 10% de desconto. A redução através do programa IPTU Verde acontece através da instalação de equipamentos e sistemas que tornem o imóvel mais sustentável.


Cada uma das ações conta pontos para a conquista de selos. O selo bronze é equivalente a 5% de desconto, o prata a 10% e o ouro a 15%.

Os contribuintes interessados em participar do IPTU Verde devem se inscrever no site da prefeitura ou presencialmente até o mês de outubro do ano anterior, solicitando a visita da equipe da Secretaria de Meio Ambiente para validar a sustentabilidade do imóvel. Já é possível se cadastrar para ganhar desconto no IPTU de 2020.


O agrônomo Felipe Moura foi um dos moradores que conquistou o desconto. A propriedade em que ele mora, no quilômetro sete da Estrada de Aldeia, tem 13 mil metros quadrados, sendo 5 mil de mata preservada.


IPTU Verde dá descontos de até 15% para quem cuida do meio ambiente em casa em Camaragibe
Bom Dia PE


IPTU Verde dá descontos de até 15% para quem cuida do meio ambiente em casa em Camaragibe



"É uma área de preservação onde a gente não mexe em nada, só deixa a natureza fazer a parte dela. Fica tudo preservado, totalmente intacto para os animais aproveitarem", afirma. (Veja vídeo acima)


Quando soube do programa, ele já cumpria quatro itens necessários para conquistar o desconto. Para completar a pontuação e atingir o sele de ouro (15% de desconto), ele implantou um sistema simples de reutilização da água do condensador do ar-condicionado.


"Só coloquei um garrafão de água mineral e a mangueira do condensador para dentro dele. Com isso, a gente já consegue juntar em torno de três a quatro litros de água por dia em cada ar-condicionado. Eu uso para lavar o piso da casa, colocar em uma planta, sem precisar outra água. E essa água antes era jogada fora", conta o agrônomo.


"Para conseguir o desconto para o ano de 2020, a pessoa tem que dá entrada [no requerimento] até outubro desse ano. São coisas simples de fazer e se você tiver três pontinhos já consegue 5% de desconto", explica a agente de proteção ambiental de Camaragibe, Laura Oliveira.




Mais descontos




Em Camaragibe, o morador que realizar o pagamento do IPTU 2019 em parcela única, com vencimento para o dia 15 de abril, ganha 10% de desconto. Se não possuir débitos até 30 de novembro de 2018, recebe mais 10% de desconto no valor total.


Além da sede da prefeitura do município, existem três polos de atendimento do IPTU, que funcionam de segunda a sexta-feira: o quiosque da guarda municipal na Rua Eliza Cabral, das 8h às 17h, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), na Rua Padre Oséias Cavalcante, das 7h30 às 13h30, ambos no Bairro Novo do Carmelo, além do Camará Shopping, das 9h às 17h.


Aos sábados, o atendimento acontece das 8h às 14h na Rua Eliza Cabral, e das 9h às 15h30 no Camará Shopping. A partir de fevereiro, os carnês também são entregues pelos correios, com a possibilidade de emití-los pelo Portal do Contribuinte, no site da prefeitura.

G1

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »