Sileno Guedes passa a comandar a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude

terça-feira, janeiro 08, 2019
As políticas estaduais de desenvolvimento social e assistência social passam a ser comandadas pelo economista Sileno Guedes. Durante a transmissão de cargo, que aconteceu em frente a entrada principal da sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), no bairro de Santo Amaro, Guedes relembrou sua passagem pela casa, quando foi secretário adjunto de Trabalho e Ação Social do Estado no governo de Miguel Arraes, e destacou os desafios para 2019.

“Meu trabalho é em defesa daqueles que mais precisam. Volto a esta casa com a tarefa de aprofundar o diálogo, resgatar valores que existem na assistência social e o debate com a sociedade. Vamos fortalecer ainda mais a política da assistência e do desenvolvimento social”, pontuou o novo secretário ao lado dos antecessores da pasta, Roberto Franca, que esteve à frente da SDSCJ em 2017, e Cloves Benevides, que atuou na secretaria no último ano.

Em discurso, Benevides ressaltou a importância de Sileno na atuação da política social e agradeceu o desempenho dos servidores da pasta durante 2018. “Os melhores valores da política social do Estado estão preservados sob uma nova liderança. Deixo a secretaria, com avanços em todas as áreas e se isso se dá por uma competência e dedicação também dos servidores da SDSCJ ”, pontuou.

Servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado, Sileno foi secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife. Por cinco anos, esteve à frente da Superintendência do Metrorec. Durante as gestões de Eduardo Campos no governo do Estado, foi secretário de Relações Institucionais e Articulação Social e Regional. Nesta última, ficou marcado pela reformulação do programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania. Também presidiu o Porto do Recife, onde foi responsável pelo início do processo de revitalização da área portuária não operacional - Projeto Porto Novo. Desde 2013 está à frente da Secretaria de Governo e Participação Social da Prefeitura do Recife.

Novos desafios

Com larga experiência na atuação da política sobre drogas, Cloves Benevides assume a nova secretaria estadual de Prevenção às Drogas. Durante cerimônia de posse, no Palácio do Campo das Princesas, o secretário destacou a importância do diálogo entre as políticas de prevenção, saúde, assistência social e segurança pública.

“Há um desafio com as políticas relacionadas às pessoas que fazem uso prejudicial das drogas, sobretudo com dependentes do crack. O Atitude tem o selo nacional de boa prática, pois vocaliza e é estruturado com ações de redução de danos e dialoga com outras formas de abordagens. O Governo Presente, que é um programa de proximidade, também faz esse relacionamento com as várias políticas. A proposta é realizar múltiplas abordagens que serão necessárias para um mesmo indivíduos em tempos distintos”, pontua. Benevides ressaltou ainda que, apesar da concepção da secretaria não atuar com ações de repressão, a atuação da pasta vai colaborar no combate ao tráfico de drogas.

Há um ano à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides desenvolveu ações e estratégias para fortalecer a gestão e melhorar os resultados das políticas sociais. Natural de Minas Gerais, Benevides atuou na Diretoria de Articulação e Projetos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, em 2017. Antes, em 2015, integrou a equipe de gestão do Executivo do Estado de Alagoas, na função de secretário adjunto de Políticas sobre Drogas e em seguida o de secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência.

Benevides também integrou diversos movimentos e entidades dentre elas a Associação Brasileira para Prevenção do Abuso de Drogas e a Associação Nacional pela restrição da Propaganda de Bebidas Alcoólicas; foi membro dos Conselhos Estaduais de Direitos Humanos e de Defesa Social de Minas Gerais; presidiu o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais e secretário executivo do Comitê Coordenador da Agenda Interinstitucional da Política de Prevenção às Drogas daquele Estado.

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »