Grande Recife registra chuvas e trovões; Apac emite alerta

segunda-feira, janeiro 28, 2019
A segunda-feira (28) começou com fortes chuvas e trovões na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com o monitoramento pluviométrico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a região de Costa Azul, no bairro do Janga, no Paulista, registrou a maior precipitação: 56,77 milímetros em três horas. A agência emitiu alerta de chuvas fortes válido até as 21h desta segunda na RMR e nas Zonas da Mata Norte e Sul.

De acordo com a meteorologista da Apac Aparecida Fernandes, os trovões estão associados a nuvens do tipo cumulonimbus, geralmente formadas quando há calor e umidade. "São nuvens que têm um desenvolvimento vertical maior, elas crescem e têm profundidade. Quanto mais quente está a região e mais umidadetem, mais essas nuvens crescem", explicou a especialista, que acrescentou que o verão é uma época propícia para esse fenômeno.

A meteorologista afirmou que a confluência dos ventos, o calor e a umidade na região potencializam as precipitações. "O oceano está um pouco aquecido e temos bastante confluência de ventos. A intensificação dos ventos traz mais umidade e durante esse período de verão as temperaturas são mais elevadas", completou Aparecida.

Ainda segundo a Apac, foram contabilizados ainda 33,06 mm em Jardim Fragoso, em Olinda, na RMR; 31,71 mm de chuva em Goiana, também na RMR; e 29,89 mm em São José da Coroa Grande, na Mata Sul.

A previsão do tempo para esta segunda na RMR e Zona da Mata é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia, com intensidade de fraca a moderada. As temperaturas variam de 20º C a 31º C.

FolhaPE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »