Governo retoma obras da BR-101 entre UFPE e o Ibura

domingo, janeiro 13, 2019
A restauração da BR-101, no trecho compreendido entre a UFPE e o bairro do Ibura, foi retomada pelo governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. Serão realizados serviços de reconstrução das camadas de asfalto, além da construção dos retornos e sinalização. Já foram concluídos 20 quilômetros dos 30,7 quilômetros desse trecho da rodovia – da cidade do Paulista até Jaboatão dos Guararapes.

O reinício das obras teve o acompanhamento da secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista. “É o contorno mais importante da BR-101, uma obra orçada em R$ 192 milhões, que esteve suspensa por alguns dias para que o governo do Estado prestasse esclarecimentos solicitados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ultrapassada essa fase, as obras foram retomadas neste sábado (12) para conclusão dos 10 quilômetros restantes”, explicou. O trecho é considerado o principal da Região Metropolitana do Recife.

Segundo a secretária, além da redução significativa do tempo de viagem entre os municípios do Paulista e Jaboatão dos Guararapes – atualmente estimado em até três horas – para quarenta minutos no máximo, a renovação da rodovia vai contribuir bastante para a redução de acidentes, uma vez que inclui a nova sinalização e a construção de acostamentos e passarelas de pedestres.

Atualmente, cerca de 240 profissionais estão trabalhando na recuperação da BR-101, além de 35 máquinas. Até o final do próximo mês de fevereiro as obras devem ser concluídas, segundo Fernandha Batista. Porém, outras demais ações – como os novos acostamentos, passarelas e retornos – deverão ser entregues no máximo até novembro, já levando em conta o período de inverno, entre os meses de maio e julho, quando as chuvas determinam a redução do ritmo das obras.

FolhaPE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »