Governo de Pernambuco apresenta o Carnaval para os turistas dos primeiros navios da temporada de cruzeiros 2019

quinta-feira, janeiro 17, 2019
É em clima de Carnaval que o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Empetur, recepciona os turistas que chegarão nos primeiros navios a atracar no Porto do Recife em 2019, o Crystal Symphony, operado pela Crystal Cruises. A primeira embarcação atraca neste sábado (19), a partir das 7h. Já na segunda-feira (21), mais dois cruzeiros aportam no Recife, o Costa Luminosa e o Marco Polo, às 8h.

A folia começa no desembarque interno do Terminal de Passageiros, com um grupo de maracatu de baque virado dando as boas-vindas para os visitantes, que serão conduzidos para o salão principal do espaço pelo Rei e Rainha do Maracatu.

O salão do terminal mereceu atenção especial para a ação. Ele estará ambientado com fitilhos e símbolos da folia de Momo, a exemplo da sombrinha de frevo. Um lounge decorado com móveis rústicos (pufes em sisal e mesinhas em madeira) e oferecendo totens para carregamento de celulares também estará à disposição dos passageiros que desembarcarem.

Painéis com imagens do Recife, Olinda, Fernando de Noronha e de Petrolândia serão montados no espaço, servindo de cenário para fotos. Personagens da cultura popular de todo o Estado (caretas, caipora, caboclo de lança, caboclinho e passista de frevo) vão convidar os turistas para tirar fotos e postar nas redes sociais com a hashtag #descubrapernambuco. Serão distribuídos ainda brindes alusivos à folia pernambucana.

Além deste receptivo em clima de prévia carnavalesca, os passageiros e tripulantes dos navios contarão com os serviços do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O posto funcionará enquanto os navios estiverem ancorados, com atendimento em português, inglês e espanhol, realizados por atendentes qualificados da Empetur e da Prefeitura do Recife. O atendimento no CAT é gratuito.

“Queremos que os turistas sejam recebidos no clima de uma das maiores festividades de Pernambuco, o Carnaval. Teremos os principais personagens da festa para surpreender os visitantes, além dos nossos atendentes do CAT, orientando sobre os diferentes destinos, roteiros e atrativos turísticos do Estado. Será uma verdadeira prévia para o Carnaval 2019, que estamos preparando com muito carinho para os visitantes e todos os pernambucanos”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

A Temporada de Cruzeiros é responsável por garantir um incremento importante para a alta temporada do turismo em Pernambuco. E a avaliação positiva dos turistas em relação ao Estado reforça a importância das ações voltadas para o público de origem marítima. A mais recente pesquisa da Empetur, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2018 (primeiros navios da temporada), revela que o gasto médio dos turistas que desembarcaram foi de R$ 238,15 (com tempo em terra médio de 4,5 horas). Com relação aos atrativos pernambucanos classificados como “Bom e Ótimo” pelos visitantes entrevistados destacam-se a hospitalidade do povo (97,7%), o patrimônio histórico/cultural (84,2%), os atrativos naturais (90,8%) e às informações turísticas (96%).

“O terminal de passageiros de Recife foi concebido e construído com o propósito de recepcionar o turista, causando uma boa impressão e fazendo com que eles voltem ao Estado. Pernambuco inicia uma nova fase de governo com olhar focado no turismo e nada mais importante do que o crescimento e incremento dos cruzeiros marítimos. No momento, temos uma grande expectativa grande de interação com a Secretaria de Turismo do Estado, Secretaria de Defesa Social, Empetur, Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, CIATUR, CTTU e a Guarda Municipal para receber o turista da melhor forma possível”, pontua o presidente do Porto do Recife, Carlos Vilar.

OS NAVIOS

Sábado 19. 7h

Crystal Symphony, de nacionalidade das Bahamas. Vindo da Ilha do Diabo, na Guiana Francesa, com 1.431 pessoas ao todo, sendo 853 passageiros e 578 tripulantes. Do Recife, a embarcação seguirá para Salvador.

Segunda-feira, 21.8h

Costa Luminosa, de nacionalidade italiana. Vindo de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha. Conta com 2.707 pessoas a bordo, sendo 1.837 passageiros e 870 tripulantes. A embarcação seguirá para o Rio de Janeiro.

Marco Polo, de nacionalidade das Bahamas. Vindo de Natal, o navio conta com 1.045 pessoas embarcadas, sendo 703 passageiros e 342 tripulantes. Da capital pernambucana, seguirá para o Rio de Janeiro.

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »