Festa de Reis celebra legado do Mestre Salu com encontro de cavalos-marinhos em Olinda

sábado, janeiro 05, 2019
Encerrando o ciclo de festejos natalinos, a Casa da Rabeca, em Olinda, recebe, no domingo (6), a 24ª edição da Festa de Reis, que celebra o ano novo com tradição e regionalismo e mantém vivo o legado de Mestre Salustiano. Aberto ao público, o evento é ponto de encontro para grupos de cavalos-marinho do estado.


Participam da festa promovida pela família Salustiano os cavalos-marinhos Estrela Brilhante, de Condado; Boi Tira Teima, de Glória do Goitá; Boi da Luz e Boi Matuto, ambos de Olinda. O Boi Matuto, inclusive, foi criado pelo Mestre Salustiano em 1968 e é formado por 25 pessoas.


“Esse foi um dos primeiros folguedos criado por ele, assim que chegou de Aliança, [na Zona da Mata Norte do estado]. Hoje, participam seus filhos, netos e bisnetos. É geracional”, afirma o produtor cultural e também brincante Pedro Salustiano, um dos 15 filhos do Mestre Salu e organizador da Festa de Reis.


Evento reúne grupos de cavalo-marinho — Foto: Ana Lira/Divulgação


Geralmente, um espetáculo de cavalo-marinho dura oito horas, abrangendo música, dança, teatro, coreografia e improvisação. Contando a história do nascimento de Jesus, o auto está previsto para começar às 19h e deve durar até meia-noite. Todos os grupos se apresentam juntos, no terreiro da Casa da Rabeca.


“É um folguedo muito completo. Conta com os brincantes, também chamados de folgazões, que são as pessoas que dançam, compõem, tocam, improvisam. E os botadores de figura, aqueles que se destacam e incorporam um personagem”, afirma Pedro.


Segundo o produtor cultural, o folguedo possui mais de 70 personagens, que representam arquétipos e são divididos em três categorias: figuras humanas, fantásticas e animais. Entre eles, estão Seu Ambrósio, Veia do Bambu, Soldado da Gurita, Mané do Baile e Empata-samba.




Serviço




24ª Festa de Reis


Domingo (6), às 19h


Casa da Rabeca - Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, Olinda


Entrada gratuita


Informações: (81) 3371-8197

G1

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »