Energia dos tambores toma conta das ladeiras de Olinda

segunda-feira, janeiro 28, 2019
Faltando pouco mais de um mês para o início oficial do carnaval, os foliões ignoraram o calendário e tomaram conta do Sítio Histórico de Olinda, neste domingo (27). Mesmo sob um forte calor, a multidão acompanhou o cortejo do grupo de percussão Tambores Dumundo, que levou o batuque para as ladeiras da Cidade Alta. (Veja vídeo acima)


Fundado no Recife, o grupo antecipou a festa e celebrou a irmandade de Olinda com a capital pernambucana. As duas cidades fazem aniversário no dia 12 de março, uma semana depois do encerramento oficial da festa.



Tambores Dumundo tomou conta das ladeiras de Olinda, neste domingo (27) — Foto: Pedro Alves/G1


O cortejo saiu da Praça Monsenhor Fabrício, no bairro do Carmo, e seguiu pelas históricas ruas de Olinda com seus chocalhos, instrumentos de percussão e muita energia para enfrentar as ladeiras. Teve maracatu e samba para quem não aguenta esperar até março para cair no passo do carnaval.


Fã do grupo de percussão, a estudante Andria Diniz saiu com os amigos de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, para acompanhar a prévia. Ela caprichou no glitter para aparecer no meio da multidão.


Andria Diniz foi com os amigos curtir as prévias em Olinda, neste domingo (27) — Foto: Pedro Alves/G1



“A gente sempre vem para os Tambores. No ano passado e no anterior, também estávamos aqui. O glitter não pode faltar na produção do carnaval”, afirmou.


Segundo a fundadora do grupo, Izabel Leal, os tambores desfilam desde 2012. Noventa pessoas participam da formação, com funções diversas. Os ensaios, segundo ela, são sempre realizados no Bairro do Recife, Centro da capital.


“Quando chega perto do carnaval, a gente migra para Olinda. O trabalho é intenso e já começa dois meses depois da folia. Nas prévias, a gente sai sempre nos domingos e no carnaval, desfilamos no Sábado de Zé Pereira e na Terça-feira Gorda. É muito gratificante ver o povo desfilando conosco”, disse Izabel.


Homem Aranha foi para Olinda conferir as prévias de carnaval, neste domingo (27). — Foto: Pedro Alves/G1




Para todos




Nas ladeiras, tinha de tudo um pouco. Adultos, adolescentes e crianças. Gente que saiu para conferir a festa e até os fantasiados, que estão contando os dias para cair na folia oficial. Entre os foliões mascarados estava o Homem Aranha.


O casal Vitória e Rafael Cortat levou o filho de quatro anos, Guilherme, vestido como o super-herói Thor. Eles alugaram uma casa no Sítio Histórico de Olinda para curtir a folia desde antes do carnaval. Foi a primeira vez que eles viram o desfile dos Tambores Dumundo.



“Nós somos fanáticos pelo carnaval de Olinda. Ele é mineiro, mas já está acostumado com a folia. Neste ano a folia está muito forte. Estamos amando”, comentou Vitória.


Vitória e Rafael Cortat levaram o filho, Guilherme, de 4 anos, vestido como o super-herói Thor para conhecer as prévias de Olinda — Foto: Pedro Alves/G1

G1

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »