Rejane estava com uma amiga em um bar na localidade de Sítio Catolé quando foi atingida no peito por uma faca de mesa. Ela chegou a ser socorrida e atendida no Hospital de Casinhas, mas não resistiu aos ferimentos. Joseildo fugiu do local do crime, mas foi preso pela Polícia Militar e encaminhado à Delegacia de Limoeiro. Ele será submetido a audiência de custódia nesta quarta-feira (2).
Histórico de violência
Horas antes do crime em Casinhas, o primeiro feminicídio de 2019 em Pernambuco já tinha sido registrado em Bezerros, também no Agreste. O crime ocorreu em uma casa no distrito de Serra Negra, na zona rural, onde a cozinheira Maria Rosa dos Santos, 51 anos, foi morta a facadas pelo companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento.

Joseildo da Silva Oliveira, 42 anos, foi preso e autuado em flagrante pelo feminicídio que vitimou Rejane de Oliveira Silva. Imagem: Polícia Militar
Erivaldo Ferreira, de 24 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Bezerros. O casal morava junto há dois anos. Ele teria informado à polícia que resolveu matar Maria Rosa após ela exigir que ele saísse de casa pós uma discussão. Amigos da vítima relataram que o criminoso já vinha ameaçando a vítima.
Crescimento de crimes
Entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2018, Pernambuco teve 71 crimes contra a vida das mulheres. O número representa um crescimento de 3% em relação aos feminicídios do mesmo período de 2017, com 68 casos. Em 2017, o estado ocupou a 9ª posição no ranking nacional de feminicídios. No mês de novembro, foi registrado um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior, saindo de quatro para seis ocorrências.
Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que um decreto assinado em setembro de 2017, que instituiu o termo feminicídio nos boletins de ocorrência, possibilitou uma série de ações para combater esse tipo de crime. As medidas, segundo o órgão de segurança do governo de Pernambuco, incluíram a capacitação de servidores, normatização da tipificação do crime nos inquéritos policiais e aplicação das devidas penalidades.
Op9