Detran-PE dá prazo para motoristas substituírem placas perdidas em dia de chuva

quarta-feira, janeiro 30, 2019
Os motoristas que perderam a placa dos veículos por causa das chuvas e alagamentos registradas no Grande Recife, na segunda-feira (28), têm o prazo de dez dias desde o ocorrido para regularizar a situação, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O alerta do Detran é para que os proprietários tomem as providências o mais rápido possível e consigam realizar o emplacamento antes do dia 7 de fevereiro, o prazo final. O motorista que andar sem placa após esta data está sujeito a multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de ter o carro apreendido.


"Recife é uma cidade litorânea e, quando chove, alagamentos são constantes. Então, o para-choque dianteiro sofre com impacto da água e a placa se descola. O Detran está facilitando a vida do condutor dando esse prazo para que ele se dirija a qualquer loja para fazer a colocação da placa dianteira", explica o instrutor do Detran, Stephan Araújo.


Diversos motoristas perderam placas de veículos por causa de alagamentos no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo


Nesse período estipulado, não é necessário agendar atendimento para solicitar uma nova placa e o atendimento é exclusivamente presencial. Basta se dirigir até um ponto de atendimento do Detran: à sede, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, às lojas de atendimento dos shoppings ou às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), no interior do estado.



Lá, o motorista deve solicitar uma ordem de emplacamento e pagar uma taxa, no valor de R$ 34,07. E com o documento em mãos, pode se dirigir até uma das lojas de placas credenciadas pelo Detran e realizar o emplacamento. O valor do serviço varia de acordo com cada estabelecimento.


Se a placa perdida em questão for a dianteira, não é necessário realizar vistoria no veículo. No entanto, se tratando da placa traseira do veículo, a ordem de emplacamento só é disponibilizada após a inspeção.


Moradores do Recife ajudam motoristas a encontrar placas perdidas em chuvas e alagamentos — Foto: Reprodução/TV Globo


Apesar do risco de perder a placa nas chuvas, não é permitido colocar nenhum tipo de amarração para tentar prendê-la ao veículo, com lacres ou arrames, por exemplo.


"A legislação não permite que você coloque nenhum adorno na placa. Isso seria placa em desacordo, que seria também uma autuação de natureza média", explica o instrutor Stephan Araújo.




De acordo com o Detran, os órgãos fiscalizadores do trânsito, como o Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), receberam ofício solicitando apoio na fiscalização. Os condutores que forem abordados por essas equipes durante o período estipulado não serão multados, mas orientados sobre a reposição das placas.

G1

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »