MPPE lança dois canais para receber denúncias sobre irregularidades na campanha eleitoral

quarta-feira, setembro 12, 2018
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou dois canais para receber denúncias da população sobre irregularidades na campanha eleitoral. Até o fim das eleições 2018, as informações podem ser enviadas por meio do telefone 0800 281 9455 ou pelo site da instituição.

Outro meio para realizar denúncias é disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desde 31 de agosto. O sistema “Pardal – Denúncias Eleitorais”, que funciona no site do TRE-PE, registrou 544 casos, até as 10h desta quarta-feira (12).

As ferramentas de denúncia, que fazem parte da campanha do MPPE para combater irregularidades no processo eleitoral, são voltadas para o mundo virtual. Para registrar a informação no site, basta clicar na opção "Cadatrar Manifestaão", no centro da página inicial.

Na ferramenta, é preciso preencher as informações sobre a denúncia e, conforme orientação do Ministério Público, anexar o máximo de provas possíveis.

Entre as ações da campanha do MPPE também estão o envio de e-mails e realização de postagens nas redes sociais sobre temas como fake News, utilização do telemarketing para pedir votos, venda de votos e doações ilegais de empresas aos partidos ou coligações partidárias.

Segundo o MPPE, o objetivo da campanha é alertar o eleitor que está conectado a um disseminador de informações para o que pode ou não ser feito pelos partidos e canditatos durante as campanhas eleitorais.

Pardal

O sistema Pardal - Denúncias Eleitorais, do TRE-PE, registrou denúncias enviadas por moradores de 58 dos 184 municípios pernambucanos. O principal tipo de denúncia notificada é a propaganda eleitoral irregular, com 413 casos.

Também foram recebidas 36 denúncias de cirmes eleitorias, 33 de uso de máquina pública, 13 de compra de votos e 46 por outras irregularidades.

A cidade com mais casos é o Recife, com 241 denúncias, seguido de Jaboatão dos Guararapes (42) e Olinda (33).

Para realizar denúncias, basta acessar o site do TRE-PE e clicar na aba de "Eleições 2018". Lá, existe a opção Pardal - Denúncias Eleitorais, na lateral esquerda.

Ao clicar em nova denúncia, o eleitor precisa preencher os dados pessoais, que podem ser mantidos em sigilo, de acordo com a preferência do denunciante.

Em seguida, é necessário preencher detalhes sobre a denúncia e anexar provas que evidenciem a denúncia, como fotos ou vídeos. No mesmo portal é possível acompanhar a situação da denúncia.



G1PE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »