Regata Recife-Fernando de Noronha tem aumento no número de participantes

quinta-feira, agosto 30, 2018
A 30ª Regata Recife – Fernando de Noronha (Refeno) será a maior dos últimos anos. Os organizadores anunciam um aumento no número de participantes, a prova vai reunir pelo menos 59 embarcações (inscritas até esta quinta-feira, 30 de agosto) superando os três anos anteriores em que a competição teve 45 inscritos (2015), 53 (2016) e 47 (2017).

A regara teve um crescimento de 25% na quantidade de competidores. Em 2018, a partida vai ser no dia 29 de setembro, ao meio-dia, no Marco Zero do Recife com chegada no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha.

Além da ampliação da quantidade de barcos inscritos, a Refeno terá outros motivos para comemorar. A competição vai marcar também a celebração dos 30 anos de criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, 30 anos da reanexação da ilha ao Estado de Pernambuco e os 100 anos do Porto Organizado do Recife.

A edição vai ter novidades, como anunciou o comodoro do Cabanga Iate Clube, Delmiro Gouveia, na entrevista coletiva do evento nesta quinta-feira (30). O encontrou com a imprensa também contou contou com a participação do vice-comodoro do Cabanga, Mário Jácome; do capitão da Capitania de Portos do Recife, Maurício Bravo; o diretor da Refeno, Leonides Alves; e o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.

“A Refeno é uma data significativa. Além de todas as comemorações, tivemos um movimento inédito no aumento do número de barcos inscritos. Com 25% a mais que no último ano, mesmo num período de crise no Brasil. Portanto, é a comprovação de que a Refeno é a uma festa do povo pernambucano. Não à toa é a maior regata da América Latina”, disse o comodoro Delmiro Gouveia.

Mais que uma competição, a Refeno também contará com uma feira náutica, cursos técnicos, exposições temáticas, shows e muita diversão. Neste ano, as novidades serão um Workshop de Navegação Segura e uma prova extra de Capitão Amador, que será aplicada no Cabanga, dia 27 de setembro, relativa a regata.

Ação Social

Em 2018 as ações sociais serão ampliadas. A regata vai promover trabalhos na Escola Arquipélago, Hospital São Lucas e Centro Integrado Bem-Me-Quer, com apoio da Administração da Ilha.

“A Refeno é um evento muito importante. Movimenta Noronha e é primordial que cresça a cada ano. Como está sendo em 2018. Por isso, tentamos contribuir de todas as formas para abrilhantar a regata”, afirmou o administrador da ilha, Guilherme Rocha.

Inscrições

As inscrições para a 30ª Refeno seguem abertas até o dia 18 setembro, e podem ser feitas no site www.refeno.com.br. Estão aptas para participar da Regata Recife – Fernando de Noronha as embarcações das classes ORC, RGS, Mocra, Multucasco, Catamarã, Multicasco Trimarã, Aço, Bico-de-Proa, Aberta e Turismo.

Atual campeão

Em 2017, o Camiranga conquistou o Troféu Fita Azul da Refeno pelo quarto ano seguido, com direito a quebra do próprio recorde entre os barcos monocascos. A embarcação comandada por Samuel Albrecht completou a travessia de 292 milhas náuticas (545 quilômetros) em 19h03min18s.



G1PE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »