Recife tem mais dois casos confirmados de sarampo

quarta-feira, agosto 29, 2018
Mais dois casos de sarampo foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) e a Secretaria de Saúde do Recife. Os pacientes são dois adolescentes - um rapaz de 13 e uma jovem de 19 anos - familiares dos outros dois casos confirmados anteriormente (menina de 2 anos e homem de 27, com histórico de viagem no início de julho para Manaus, área onde está circulando o vírus).

Uma quinta pessoa investigada, uma mulher de 42 anos que tinha relação com o grupo familiar, foi descartada para o sarampo. As análises laboratoriais foram realizadas pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ).

Pernambuco não tinha casos confirmados da doença desde 2014. Em 2018, já foram notificados 128 casos suspeitos. Desse total, 74 foram descartados, quatro foram confirmados e os demais estão em investigação. Antes de 2018, foram confirmados 199 casos de sarampo em 2013 e 27 em 2014, além de um caso importado em 2012. Anteriormente, o último registro tinha sido em 1999, com 240 casos.

A Secretaria Estadual de Saúde destacou que a confirmação desses quatro casos no Estado só aumenta a importância da população manter a caderneta de vacinação corretamente atualizada. A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que segue até esta sexta-feira (31), já conseguiu imunizar cerca de 87% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos. No Recife, esse percentual já ultrapassou os 90%.

Novo Dia D
O Ministério da Saúde informou nesta semana a recomendação para um novo Dia D no próximo sábado (1º) nos municípios que ainda não atingiram a meta. Em Pernambuco, 40 cidades já atingiram a meta mínima de 95% para poliomielite e sarampo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ratifica a recomendação do MS e informa que continuará monitorando as coberturas vacinais até esta sexta para dar as orientações necessárias aos municípios.



FOLHAPE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »