Na Estrada dos Remédios, 12 equipamentos de fiscalização eletrônica foram implantados ao longo dos 3,6 quilômetros de extensão da Faixa Azul na via. Na avenida, circulam 16 linhas de ônibus que transportam cerca de 62 mil pessoas diariamente.
No local, a fiscalização vai acontecer de acordo com os horários de validade da faixa, das 6h às 22h, de segunda a sexta feira. Segundo a CTTU, apenas os condutores flagrados por duas ou mais câmeras vão receber a notificação.
Já na Avenida Caxangá, a CTTU implantou quatro equipamentos eletrônicos de fiscalização ao longo do Corredor Leste-Oeste. Nessa avenida, a CTTU estima que 84 mil passageiros circulem diariamente nos BRTs.
Nessa mesma via, o monitoramento também acontece por meio de câmeras instaladas em março nas estações Capibaribe e Engenho Poeta. Agentes de trânsito também circulam pela avenida para evitar que outros veículos usem a faixa dedicada exclusivamente ao BRT.
Outros locais de fiscalização
Realizada desde 2015, o monitoramento da Faixa Azul acontece nas avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes e Herculano Bandeira, na Zona Sul do Recife. Nesses pontos, há 25 equipamentos de fiscalização.
G1PE