Durante a solenidade, Dani falou sobre a necessidade da participação feminina nos espaços políticos. “É um desafio imenso estar aqui, mas somos quatro mulheres que abraçaram uma ideia de uma chapa feminista. Em Pernambuco, viemos alertando para a necessidade de maior participação das mulheres nesses espaços. Chegou a hora de dar voz a povos historicamente silenciados”, afirmou.
Além de discussões de gênero, classe e raça, segurança pública é uma das pautas prioritárias do plano de governo da coligação.
“Andando pelo estado, a pauta prioritária de qualquer plano de governo vai ser a questão da violência. Sempre nos perguntamos: o Pacto Pela Vida é pela vida de quem? Quando falamos em violência, temos que pensar num outro modelo de segurança pública, e isso passa pela educação”, completou Dani.
Natural de Olinda, Danielle Gondim Portela dos Santos é advogada e historiadora formada pela Universidade Católica de Pernambuco e tem mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como professora pela Universidade Federal da Paraíba e como pesquisadora vinculada ao Departamento de Paleontologia da UFPE. Atualmente, a candidata do PSOL atua como advogada popular especializada em questões de violência contra a mulher e também atua em questões sindicais.
A coligação tem como candidatas a senadoras a servidora pública e engenheira eletrônica Albanise Pires (PSOL) e a advogada Eugênia Lima (PSOL), além de 38 candidatos a deputado federal e 32 candidatos a deputado estadual.
G1PE