No Dia dos Namorados, pacientes com câncer celebram amor e apoio de companheiros em hospital no Recife

terça-feira, junho 12, 2018
Paciente do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Maria do Socorro Nascimento sabia desde o início que a luta contra a doença não seria fácil, mas se sente confiante por ter ao seu lado o marido, Caetano Silva, ao longo da caminhada. "É importante ter uma pessoa pra gente conviver, conversar e ser ajudado. Sozinha é muito difícil", diz, emocionada por ter o marido ao seu lado em um momento difícil.

Esse é o tipo de exemplo procurado pelas voluntárias da unidade de saúde nesta terça (12), Dia dos Namorados, para multiplicar o apoio a quem está apaixonado. “Cuide bem do seu amor” é a frase que batiza a campanha, criada há quatro anos. Em 2018, a iniciativa trouxe uma orquestra para aflorar os sentimentos em um dia que, naturalmente, já são esperadas demonstrações de amor.

"Resolvemos fazer essa campanha para valorizar aqueles que estão acompanhando suas esposas e para evitar o abandono, porque entendemos que o apoio faz parte do tratamento, comenta a presidente do voluntariado do HCP, Maria da Paz.

Na história de Jerimário Bezerra e Lourdes Melo, a doença dele ajuda a escrever mais um capítulo nos 30 anos de união do casal. "Eu faço questão de acompanhá-lo nos tratamentos e, se Deus quiser, vai dar certo", diz Lourdes, pouco antes de se envergonhar após ouvir um ‘eu te amo’ do marido.

"Nossos pacientes são afligidos física e emocionalmente. A doença impõe isso na vida deles. Esse amor, esse apoio que vem dos familiares faz com que eles superem as dificuldades", afirma o psicólogo Dênis Ramos.



G1PE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »