Diplomatas aplaudem eleição de chanceler equatoriana na ONU

terça-feira, junho 05, 2018
A escolha da chanceler equatoriana, María Fernanda Espinosa, eleita nesta terça-feira (5) para presidir Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) foi elogiada por líderes políticos e diplomáticos de vários paíseseranças mundiais. Em sua conta no Twitter, o secretário-geral da ONU, António Guterres, parabenizou María Fernanda e lembrou que ela é a quarta mulher a ocupar o cargo em 70 anos.

"Que as eleições desta terça preparem o caminho para acelerar o progresso em direção à igualdade de gênero na ONU e além", escreveu Guterres. María Fernanda é a primeira latino-americana eleita para o cargo. Ela obteve 128 votos e ocupará o cargo a partir de setembro, durante um ano, substituindo o eslovaco Miroslav Lajcak. No Twitter, Lajcak também cumprimentu a eleita e disse que espera apoi-á-la no que for preciso para a transição de cargo.

O chanceler do México, Luís Videgaray Caso, felicitou María Espinosa em sua conta pessoal do Twitter, manifestando "grande reconhecimento" à conquista da equatoriana.

Nas contas oficiais no Twitter, algumas representações de países-membros da ONU em Nova York também comentaram escolha da chanceler equatoriana para a direção da Assembleia da ONU. Representações da Itália,do Afeganistão, da Bélgica, da Argentina, do Japão e do Canadá junto à ONU publicaram mensagens de apoio e celebraram a escolha de María Fernanda.

A Assembleia Geral é um dos principais órgãos das Nações Unidas e nela estão presentes os 193 estados-membros da organização.



FOLHAPE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »