Abertura de ninho de tartaruga é realizada em Fernando de Noronha

segunda-feira, junho 11, 2018
O Projeto Tamar aproveitou o encerramento da Semana do Meio Ambiente para realizar a abertura de um ninho de tartarugas, em Fernando de Noronha. O evento foi promovido na Praia do Bode e contou com a presença de cerca de 300 pessoa, entre moradores e turistas.

“É importante usar a Semana do Meio Ambiente para fazer sensibilização, as pessoas percebem que o ciclo da tartaruga está sendo retomada”, explicou o pesquisador do Tamar, Lourival Dutra Neto.

Os estudiosos contaram que é normal uma boa grande temporada, alternada por um ano com um menor número de nascimento. No ano passado foi registrada a maior quantidade de ninhos deste que o projeto se estabeleceu na ilha, foram contabilizadas 425 desovas ao todo. Esse ano a expectativa é concluir a temporada de reprodução em julho com 100 ninhos.

“As fêmeas, que vieram o ano passado, não voltaram nesta temporada. Essas tartarugas estão em áreas de alimentação, muito longe, há centenas que quilômetros de Fernando de Noronha. Elas devem retornar no próximo ano”, disse Lourival Neto.

As tartaruguinhas são liberadas e correm para o mar, ação que se repete nas aberturas de ninhos e emociona o público. “Eu trouxe meu filho de dois anos, é maravilhoso, uma experiência única, não sei se ele vai lembrar, mas teremos muitas fotos para contar a história”, afirmou o turista do Paraná, Rafael Dal Negro.

“Lindo, maravilhoso, fiquei muito emocionada, eu não esperava acompanhar a abertura de ninho de tartaruga nesta visita à Noronha, adorei”, falou a visitante, Daiane Dal Negro, também do Paraná.




G1PE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »