Semana Nacional dos Museus tem programação especial no Grande Recife

segunda-feira, maio 14, 2018
Espaços culturais de Pernambuco estão com programação especial a partir desta segunda-feira (14) dentro da 16ª Semana Nacional de Museus. O evento ocorre em todo o país até o próximo domingo (20), promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio.

Cinco museus ligados à Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe integram-se à programação da semana, que traz o tema “Museus Hiperconectados: Novas abordagens, novos públicos”. São eles a Estação Central Capiba/Museu do Trem, Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), Museu Regional de Olinda (Museo), Museu do Barro de Caruaru (Mubac).

Também participa o Centro Cultural Cais do Sertão, gerenciado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

Já entre os locais gerenciados pela Prefeitura do Recife, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), dedicado à produção de arte contemporânea, por exemplo, está com programação focada na semana nacional, além de duas exposições em cartaz.

São elas: "ExistenCidades", do fotógrafo Beto Figueiroa, e "A arte é um manifesto: 30 anos de Devotos", de Neilton, guitarrista da banda, que celebra a história do grupo que saiu do Alto José do Pinho para a posteridade do punk nacional.

Ainda tem atividades programadas no Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, Murillo La Greca, Paço do Frevo, Casa do Carnaval e Memorial Luiz Gonzaga.

Quem estiver no Mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, não vai precisar sair do lugar para ter um gostinho do Museu do Homem do Nordeste (Muhne). A Fundação Joaquim Nabuco realiza uma atividade que levará peças, fotografias e imagens do acervo do Muhne para o mercado, convidando transeuntes, visitantes e os próprios comerciantes da feira para conhecerem o museu, que fica a exatamente 1,5km de lá.

A ideia da Semana Nacional de Museus é estimular a população a conhecer e frequentar esses espaços de fomento e preservação cultural. Em todo o país, mais de 1.130 instituições participam da semana, somando 3.261 eventos realizados em 489 municípios de 26 estados brasileiros. Confira a programação completa da semana no guia online produzido pelo Ibram.

Confira a programação:

Mepe

Os visitantes podem conferir a exposição permanente "O Casarão e a Cidade, usos de costumes", que retrata a história do Palacete do Filho do Barão de Beberibe e os costumes da sociedade pernambucana no século 19. Além disso, de terça a sexta-feira, acontece a oficina "Alunos Hiperconectados". A ação é voltada para turmas de nível fundamental e médio, mediante agendamento prévio pelo e-mail: educativo.mepe@gmail.com.

Na quinta-feira, às 14h, está marcada uma palestra com o professor Renato Athias sobre "Povos Indígenas e Ações colaborativas da Coleção Etnográfica Carlos Estevão". E, no sábado e no domingo, das 14h às 17h, haverá a oficina "Hiperconexão Social". Voltada a visitantes de diferentes faixas etárias, a ação também precisará de agendamento prévio pelo e-mail: educativo.mepe@gmail.com.

Serviço:

Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife - PE

Contato: (81) 3184.3170 | 3184.3178 | museu.mepe@gmail.com

Museu do Trem

A Estação Central Capiba/Museu do Trem está na rota da 16ª Semana Nacional de Museus com o jogo didático "Pare, Olhe, Pense". As atividades, voltadas para os alunos do ensino médio, acontecerão gratuitamente de terça a quinta-feira e poderão ser agendadas previamente pelo e-mail: educativomt@gmail.com.

Serviço:

Rua Floriano Peixoto s/n, São José - Recife

Contato: (81) 3184.3197 | educativomt@gmail.com

Maspe

No Maspe, em Olinda, o público poderá conferir, na segunda-feira, até as 17h, uma vista mediada à "Coleção de Arte Sacra e Arte Popular Religiosa". Na terça-feira, das 14h às 16h, haverá uma oficina "Com o Barro nas Mãos: a arte da integração", mediada pela artesã Jacira Lucena.

Já na quarta-feira, das 14h às 16h, está agendada uma série de contação de história com a educadora Inês Araújo. Na quinta-feira, o membro do educativo do Maspe, Iran Mendes de Araújo Júnior, comandará uma palestra gratuita, às 16h, sobre "Patrimônio Cultural: Percursos entre a Memória e o Esquecimento".

Na sexta-feira, às 17h, o museu recebe uma oficina, às 17h, sobre o "Papel Guardião da Memória: Noções Básicas de Preservação e Conservação Documental", que será mediada por Anazuleide Ferreira.

Serviço

Rua Bispo Coutinho, 726, Alto da Sé Olinda - PE

Contato: (81) 3184.3154 | 3184.3155 | maspe@fundarpe.pe.gov.br

Mureo

No Mureo, também localizado em Olinda, os visitantes poderão conferir o todo o acervo do equipamento cultural, que compreende grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade, propiciando ao observador uma visão da casa pernambucana de séculos passados, por meio do mobiliário, prataria, louças, pinturas e demais peças.

Serviço:

Rua do Amparo, 128, Amparo, Olinda - PE

Contato: (81) 3184.3159 | museuregionaldeolinda@gmail.com

Mubac

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o público poderá conferir a exposição "A Arte Popular Religiosa", que revela a relação de fé e devoção a partir de peças produzidas por artesãos e artistas. Além disso, haverá duas rodas diálogos na quarta, às 15h, e na quinta-feira, às 9h, sobre os "Museus Conectados na palma da sua mão: teclando você faz uma viagem", mediada por Eliane Sotério. A atividade é voltada aos alunos e professores da rede pública da cidade.

Serviço:

Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro, Caruaru - PE

Contato: (81) 3727. 7839 | museudobarro@fundarpe.pe.gov.br

Cais do Sertão

O Cais do Sertão preparou uma semana de interação, tecnologia e informação. Entre as atrações, a mediação 'No Meu Bornal Tem', ação educativa desenvolvida pelos educadores do espaço, e experimentações com o uso da realidade aumentada.

Serviço:

Armazém 10 - Av. Alfredo Lisboa, s/n - Recife Antigo, Recife - PE

Contato: (81) 4042.0484 | agendamento@caisdosertao.org.br

Mamam

A programação começa com uma roda de diálogos, na terça, das 18h às 20h30, sobre "Arte, Conectividade e novos públicos", para discutir sobre relações e conexões nos espaços expositivos. A entrada é gratuita.

De terça a domingo, estará em cartaz a exposição Tempos de Conectividade, com curadoria dos estagiários do Mamam, abordando a ideia de museus hiperconectados e buscando abarcar novos públicos, com performances de Sandra Cinto e Daniel Santiago. De terça a sexta, das 12h às 18h e de sábado a domingo, das 13h às 17h.

Na terça e quarta, das 14h às 17h, será oferecida uma oficina de lambe-lambe "O Mamam" é logo ali", que vai produção coletiva de cartazes em lambe-lambe, que serão aplicados em locais nas intermediações do museu, com frases que indiquem sua localização. Há 20 vagas disponíveis. Inscrições: educmamam@gmail.com.

Na sexta, das 14h às 17h, tem mais oficina. Batizada de "Troco Arte", a experiência irá trabalhar o contraste entre as novas formas de comunicação e as antigas, através da arte postal. Foram abertas 10 vagas. Inscrições pelo mesmo e-mail: educmamam@gmail.com.

No sábado, das 14h às 20h, o evento "Entre lanças e contas" promoverá oficinas, rodas de diálogo e feira, com a participação de artistas, artesãos e músicos, para tratar de arte e cultura dos povos negro e indígena e da produção simbólica que demarca a etnia, a identidade e o território. A entrada é gratuita.

Serviço:

Rua da Aurora, 265, na Boa Vista, Recife -PE

Contato: (81) 3355-6871

Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas

No museu, que faz parte do Conjunto de Fortificações do Brasil, a atividade "O Forte e o Tempo" será oferecida de segunda ao sábado, estimulando os visitantes a interagir com a fortaleza de uma maneira leve e criativa, participando de um jogo que tem como objetivo a criação de um forte subjetivo.

No sábado, às 10h, uma oficina de colagem convidará os participantes a criar monstros marinhos, a exemplo dos que habitavam o imaginário coletivo na época das grandes navegações e estampam paredes, mapas e azulejos holandeses expostos na mostra Cinco Pontas.

Às 15h, o artista Victor Vasconcelos vai ensinar a confeccionar peças de artilharia militar lúdicas, feitas de bola de encher na oficina ARTElharia. Serão oferecidas 20 vagas para crianças a partir de 10 anos. A inscrição deve ser feita pelo e-mail: educativomcr@gmail.com.

Serviço:

Praça das Cinco Pontas, São José, Recife - PE

Contato: (81) 3355-9558

Murillo La Greca

Além de conferir a Mostra Coletiva de Artes Visuais Vetores, que reúne trabalhos de nove artistas, e a exposição permanente do equipamento, "Um artista de outro tempo", que conta a trajetória artística do patrono do equipamento, Murillo La Greca, será realizada, na quinta-feira, uma capacitação sobre a arte e seu papel na escola, para 100 professores da rede municipal.

Serviço:

Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim, Recife - PE

Contato: (81) 3355-3129

Paço do Frevo

Espaço de salvaguarda e valorização do frevo, o Paço celebra a data com conversas e, claro, música e dança, além do acervo permanente, à disposição dos visitantes em busca de intimidade com o gênero musical e sua história.

Na terça-feira, das 9h às 16h30, haverá vivências para quem quiser se arriscar na extensa biblioteca de passos que o frevo coloca nas ruas. Na sexta, a programação começa às 9h, com a palestra Patrimônios e Conexões, sobre o diálogo entre as tradições e a contemporaneidade.

Entre 10h30 e 12h, será oferecida uma roda de conversa com relatos de experiências sobre patrimônio e conexões digitais. E, das 14h às 17h, um minicurso tratará de comunicação estratégica, internet e patrimônio.

Serviço:

Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife -PE

Contato: (81) 3355-9500

Casa do Carnaval

Espaço destinado a pesquisas sobre as manifestações da cultura popular, a Casa do Carnaval irá oferecer, gratuitamente, uma oficina de Catalogação de Acervos, entre segunda e sexta-feira. Serão disponibilizadas 10 vagas, destinadas a estudantes universitários, equipes de museus e interessados em aprender noções básicas sobre práticas de salvaguarda de acervo.

As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelo telefone (81) 3355-4311. As aulas acontecerão das 9h às 12h, e terão como facilitador o Museólogo e Historiador Anderson Santos. Serão ensinados conceitos e práticas de documentação museológica e noções sobre acervos físicos e digitais. Essa ação é resultado de uma parceria entre o Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural Casa do Carnaval e o Museu de Arte Popular do Recife (MAP).

Serviço:

Pátio de São Pedro, nº 38, bairro de São José, Recife -PE

Contato: (81) 3355-4311

Memorial Luiz Gonzaga

Criado em homenagem ao Rei do Baião e à cultura sertaneja, o museu oferecerá uma programação multimídia, com visita mediada pelo acervo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e exibição dos filmes "O homem que engarrafava" (2009), "Gonzaga de pai pra filho" (2012) e "Caminhos da reportagem: Luiz Gonzaga" (TV Brasil). Os visitantes poderão conferir ainda o acervo sobre Luiz Gonzaga com fotos, vídeos, discos, músicas, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja.

Serviço:

Pátio de São Pedro, nº 35, bairro de São José, Recife -PE

Contato: (81) 3232-2965

Museu do Homem do Nordeste

O setor educativo do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) vai montar com caixotes a própria barraca de feira no Mercado de Casa Amarela, onde serão expostos itens do acervo até o domingo (20). Haverá também distribuição de livros e folders, conectando a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) a um dos locais mais populares do bairro de Casa Amarela, que carrega tradições e costumes típicos do Nordeste.

Outra oportunidade de conhecer mais sobre a Fundaj é oferecida pela “Conexão Engenho”, atividade que leva para conhecer o Engenho Massangana entre segunda e sábado. A instituição vai disponibilizar transporte para que as pessoas visitem o engenho, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, e participem de atividades como o sarau poético, encenações teatrais e apresentação sobre as relações na era da tecnologia.

As atividades não necessitam de inscrição, exceto a Conexão Engenho, que pode ser feita por meio do telefone, nos números (81) 3073-6385/6331, ou pelo e-mail educativo.muhne@fundaj.gov.br. A programação completa pode ser obtida no site da Fundaj.

Serviço

Endereço: Mercado de Casa Amarela - Rua Padre Lemos, Casa Amarela, Recife - PE
Telefone: (81) 3355-2441

Endereço: Fundaj - Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife - PE
Telefone: (81) 3073-6363



G1PE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »