Segundo avião da FAB chega ao Recife com remédios para tratamento de pacientes em Caruaru

quinta-feira, maio 31, 2018
Chegou à Base Aérea do Recife, na tarde desta quinta (31), o segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que estava previsto para trazer uma carga de medicamentos para os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A primeira aeronave com os remédios, chegou na terça (29). Os insumos foram enviados porque a greve dos caminhoneiros afetou o fornecimento por conta dos bloqueios nas estradas.

De acordo com o brigadeiro Walcir Araújo, comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, a solicitação do Ministério da Saúde ao Ministério da Defesa foi de 23 toneladas para a Clínica Nefrológica de Caruaru, que é referência no interior do estado no tratamento de doenças dos rins. Antes da primeira carga, a unidade estava quase desabastecida.

"Dessa vez, não tivemos a preocupação de abastecer a aeronave na origem. Como no Recife já estão estabelecidas todas as operações de abastecimento, pudemos trazer mais carga e completamos as 23 toneladas, que foi a solicitação", disse o brigadeiro.

Segundo a direção, a clínica tinha estoque de medicamentos suficiente para atendimento até a quinta-feira (31), mesmo reduzindo o tempo dos pacientes durante a hemodiálise, que é o método de filtração do sangue por meio de um rim artificial.

A Clínica Nefrológica de Caruaru tem cerca de 360 pacientes que fazem hemodiálise. Eles são de Caruaru e de outros 32 municípios no entorno. O centro tem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e cerca de 90% dos atendimentos são feitos através do convênio.



G1PE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »