Construção de pista de skate no Recife gera polêmica

quinta-feira, maio 17, 2018
A pista de skate do Parque Santana, localizado no bairro homônimo, amanheceu com um cenário diferente na quarta-feira (17). Ao invés dos usuários que costumam povoar o espaço desde as primeiras horas do dia, o local foi ocupado por maquinário para a demolição da estrutura, o primeiro passo do projeto que prevê a construção de um Skatepark com 12 novos equipamentos, como escadarias, corrimãos e rampas.

A obra é da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado (Seturel-PE), em parceria com o Ministério do Esporte e a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, e tem orçamento de R$ 600 mil, oriundos dos cofres da União. A intervenção faz parte do projeto de melhoria do Parque Santanacomo um todo, com objetivo de torná-lo mais atrativo para a população.

Atualmente, a grande maioria dos usuários da pista do Parque Santana é do skate surf, além de iniciantes, crianças e adultos, pela característica mais simples da estrutura, sem grandes obstáculos. A perda desse perfil é, inclusive, um temor do público que frequenta o parque. Fora isso, o elevado investimento, visto que há várias pistas com obstáculos na Cidade, incluindo uma recém-inaugurada no Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, além da Pista Marcelo Lyra, na Orla de Boa Viagem, e os espaços nos Parques da Macaxeira e do Caiara, na zona norte, também levantam questionamentos.

“A gente reconhece que a pista do Santana teve falhas em sua construção, mas, exatamente por isso, abriu um leque para um novo cenário, que são adultos acima dos 40, 50 anos, aprendendo ou retomando o andar de skate e a forte presença de crianças. Virou um espaço família, tanto que eu saio de Candeias com minha esposa e meu filho. O projeto novo, embora seja muito interessante, moderno, excelente, sobretudo para o street, não considera isso e pode mudar a característica do público. O questionamento não é sobre ter ou não espaço para o skate surf, mas de, em função de um discurso de modernidade, tirarem essa cultura familiar que foi criada e que só tem no Santana”, pontuou o professor e doutorando em administração, Thiago Camargo, de 38 anos.

“Ficamos sabendo da obra pelo disse me disse entre pessoas que trabalham no parque. Sondamos e descobrimos que a apresentação do projeto seria na terça-feira, mas já foi com um discurso de que vai ser muito moderno e que a demolição ia começar. Não houve uma conversa”, disse ele, contando que, após as várias reclamações, foi solicitada a criação de uma comissão para debater e acompanhar o andamento do projeto. O primeiro encontro acontece na tarde desta sexta, no próprio parque.

O Parque Santana possui área total de 63 mil metros quadrados, dos quais 1.655,49 metro quadrado serão ocupados pelo novo Skatepark, que, segundo o projeto, atenderá às várias ramificações do skate (street, freestyle, skate surf e patinação). A previsão para conclusão é de seis meses.

Em contato com a reportagem, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife informou, através da sua assessoria, que o repasse dos dados relativos à obra, como valores e estudos técnicos, ficam a cargo da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado. A Folha de Pernambuco, então, procurou o superintendente de infraestrutura da Seturel-PE, Jorge Menezes, que defendeu a intervenção e justificou os ajustes que serão realizados no local.

“A pista existente tem vários vícios construtivos, alturas equivocadas de corrimões e caixotes, além de usar somente 40% da área disponível. Então a prefeitura foi acionada para elaborar um projeto e realizamos a captação. A pista usará 100% da área, terá padrões internacionais, abrangerá todas as modalidades. Haverá níveis de rampas maiores e outras mais suaves, dando condições para todos os públicos. Em nenhum lugar do mundo tem espaço para crianças e adultos mais velhos em skateparks, mas, em respeito aos usuários e ao espírito que existe no Santana, essa terá, será muito democrática”, garantiu.



FOLHAPE

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