Moradores do Bongi realizam protesto em frente à Celpe, no Recife

quinta-feira, novembro 16, 2017
Na manhã desta quinta-feira (16), o Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT) realizou um protesto na Avenida João de Barros, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. A concentração começou às 9h. De acordo com informações da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), os manifestantes não bloquearam a via, mas o trânsito nas proximidades da sede da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) ficou congestionado. Segundo a autarquia, a manifestação terminou por volta das 13h10.

A reivindicação do protesto foi relacionada aos moradores do Bongi, na Zona Oeste do Recife. De acordo com Giancarlo Lírio, um dos coordenadores do movimento, eles solicitaram medidores de energia para o local em agosto deste ano, e até agora não receberam nenhum retorno da Celpe. Ainda segundo Lírio, a central de tratamento de esgoto precisa desse medidor para funcionar.

O protesto contou também com a presença de moradores da comunidade da Guabiraba, na Zona do Oeste do Recife. Eles lutavam pela mesma causa.

De acordo com os organizadores do ato, cerca de 200 pessoas participaram do protesto, incluindo moradores do Bongi, da comunidade da Guabiraba e das proximidades. Eles pediram uma reposta da Celpe. A CTTU não informou o número de participantes de movimentos sociais.

Procurada, a Celpe informou que recebeu uma comissão do movimento e que a principal reivindicação da entidade é a ligação de energia de imóveis construídos irregularmente em área de proteção ambiental, na comunidade da Guabiraba. De acordo com a nota enviada, "por se tratar de localidade de preservação permanente, a situação deve ser discutida com o poder municipal e com órgãos ambientais".

Na ocasião, os representantes do MLRT também informaram que concluíram as adequações do padrão de entrada para ligação de habitações, no bairro do Bongi. A empresa se comprometeu a enviar uma equipe ao local para verificar as instalações e promover a conexão ao sistema.



G1PE

Comente

Veja Também

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »